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dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosapt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Julio Cesar Dantas de-
dc.date.accessioned2016-08-29T19:12:02Z-
dc.date.available2016-08-29T19:12:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLACERDA, Julio Cesar Dantas de. Responsabilidade social empresarial. 2005. 73 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8892-
dc.description.abstractO presente trabalho, a partir de uma discussão, tem como objetivos específicos: esclarecer o conceito de responsabilidade social empresarial, como a organização deve atuar ao engajar-se em programas de responsabilidade social e como deve ser a relação com o marketing social. Assim, chegou-se ao objetivo maior que procura entender os motivos que levam as empresas a se envolverem com o assunto e como se dá a gestão de uma política de responsabilidade social empresarial. Tendo como metodologia a pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico. Uma maior atenção tem sido voltada ao tema, e principalmente no Brasil, que pela sua relevância não deve ser tratada com descaso ou, simplesmente, por tratar-se de uma nova tendência administrativa ou como mero modismo. Tendo presente a globalização da economia e as políticas neoliberais dominantes, os governos das nações não desenvolvidas perdem a cada dia mais a capacidade de investir em ações de interesse social, aumentando o alto grau de disparidade social entre as camadas da população. A saída para essa realidade e, em especial a brasileira, são as parcerias público-privadas. Aproveitando-se a capacidade econômico-financeira e a agilidade de ação das empresas privadas, aliadas à especialização e ao conhecimento das entidades do terceiro setor e os órgãos governamentais com sua legitima ação fiscalizadora e reguladora, formam o tripé necessário para alavancar o desenvolvimento social. Tais parcerias revestem-se de particular importância, uma vez que os enormes contingentes de excluídos de toda ordem podem ser ajudados a se prepararem para adquirir capacidade de consumo de bens e serviços, hoje inacessíveis. A acirrada competição entre as empresas certamente tem contribuído para esse reposicionamento estratégico dos agentes do mercado. Este trabalho foi facilitado porque pôde contar com o estudo de um caso concreto que é o programa Politec Solidária, especialmente no que toca ao que vem sendo realizado em favor da inclusão digital de comunidades carentes. A Politec é uma das grandes empresas sediadas em Brasília com ramificação em unidades da federação. Os resultados alcançados com o presente relatório apresentam-se quando se afirma que as organizações estão ampliando seus horizontes de atuação e percebem essa necessidade ao incluir camadas sociais excluídas, devido à ausência do Estado, como futuros consumidores. Outro objetivo específico é alcançado ao tratar da ética e transparência perante a sociedade e todos os envolvidos com os programas de responsabilidade social. A relação da empresa com a comunidade é aumentada e um retorno de imagem e credibilidade são aflorados quando a empresa comunica essas ações, sem desvio de finalidade, ou apenas como modismopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Barros (camila.barros@uniceub.br) on 2016-08-01T17:43:44Z No. of bitstreams: 1 9851516.pdf: 502036 bytes, checksum: 152ff21f1af5b0974743133c39c43f1a (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-08-
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