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dc.contributor.authorCobbe, Paulo Roberto Cerqueira de Oliveira-
dc.contributor.authorBalaniuk, Remis-
dc.contributor.authorFerneda, Edilson-
dc.contributor.authorPrado, Hércules Antonio do-
dc.date.accessioned2016-09-26T18:27:24Z-
dc.date.available2016-09-26T18:27:24Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationCOBBE, Paulo Roberto Cerqueira de Oliveira et al. A inteligência organizacional como instrumento de autoavaliação em instituições de ensino superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 111-126, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8929-
dc.description.abstractCom o aprimoramento dos instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras nas últimas décadas e as crescentes exigências regulatórias quanto à qualidade do ensino e autogestão, estas instituições precisam encontrar meios para aprimorar seus processos avaliativos por meio da aplicação de ferramentas que efetivamente auxiliem sua gestão institucional frente a essas exigências. A inteligência organizacional é um macro processo que, apoiado pela inteligência de negócios e pelas tecnologias de informação, provê às instituições de ensino a capacidade de observar sua real situação e, assim, tomar as decisões necessárias para se orientar continuamente rumo aos objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico. Este artigo mostra como instituições de ensino podem aplicar esse macroprocesso em sua gestão institucional para alcançar inovações que assegurem evolução na qualidade de ensino oferecida. Por meio de um estudo de caso, é apresentado um possível caminho para assegurar essas inovações, e, consequentemente, contribuir para consolidar seu conceito junto à sociedade.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades the evaluation of Brazilian higher education institutions has been improved as a consequence of increasingly rigorous regulatory requirements for high quality education and selfmanagement. In this context these institutions are pushed to develop their self-evaluation processes by means of tools that can effectively help them in facing the imposed requirements. Organizational Intelligence is a macro process supported by Business Intelligence and Information Technology that provides institutions the means to evaluate their real situation and drive their decision making to continually pursue their strategic goals. This paper discusses how institutions can benefit from this macro process to reach the innovations required to improve the quality of education offered. By means of a case study, a pathway is proposed that can help to develop these innovations and contribute to enhance their reputation in the education marketen
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-26T18:27:24Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_A inteligência organizacional como instrumento de autovaliação em instituições de ensino superior.pdf: 617834 bytes, checksum: f30607b8ced8f7b95fe2cb96d4b4317d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T18:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Científico_A inteligência organizacional como instrumento de autovaliação em instituições de ensino superior.pdf: 617834 bytes, checksum: f30607b8ced8f7b95fe2cb96d4b4317d (MD5) Previous issue date: 2016-09-26en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectInteligência organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectOrganizational intelligenceen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectInstitutional self-evaluationen
dc.titleA inteligência organizacional como instrumento de autoavaliação em instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeIntelligence organization as a self-assessment tool in higher education institutionsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2016-09-26-
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