Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Thais da Silva-
dc.contributor.authorGagliardi, Erika Costa Vieira-
dc.date.accessioned2016-09-26T18:42:33Z-
dc.date.available2016-09-26T18:42:33Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thais da Silva; GAGLIARDI, Erika Costa Vieira. Gestão por competências: um estudo de Caso sobre a implementação do projeto no Tribunal de Contas da União - TCU. Universitas Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 53-68, jul./dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8932-
dc.description.abstractO termo competência é relativamente novo no mundo organizacional e teve o seu surgimento associado às mudanças crescentes no mercado que se tornou cada vez mais competitivo. Diante dessa nova realidade as empresas começaram a repensar todo o seu sistema de gestão. Foi nesse período que o conhecimento começou a ser valorizado dentro das empresas, fazendo-as selecionar e reter funcionários cada vez mais capacitados. Assim, a gestão por competência nasce com a proposta de alinhar as competências humanas às organizacionais, nas quais se busca o alcance dos objetivos estratégicos e, consequentemente, melhores resultados. Nesse contexto, o artigo se propõe a apresentar uma previsão de resultados esperados de melhoria com a utilização do modelo de gestão por competência no Tribunal de Contas da União - TCU. Para tal, além de uma revisão de literatura acerca do termo competência, foi realizada uma entrevista com os responsáveis pelo projeto. Ao final, foi possível verificar que o projeto começou a ser implementado em determinadas áreas, demonstrando resultados positivos, porém ainda pequenos. Entretanto, as expectativas dos resultados ao término da implementação do processo são as melhoras possíveis. Em suma, espera-se que o modelo consiga integrar os processos de gestão de pessoas, para que o TCU possa alcançar de maneira mais positiva os resultados organizacionais e os seus objetivos estratégicos.pt_BR
dc.description.abstractThe term competence is relatively new in the organizational world and had its emergence associated the increasing changes the market which become increasingly competitive. Faced with this new reality companies began to rethink your entire management system. It was during this period that knowledge begins to be valued within companies making these businesses select and retain qualified employees increasingly. Thus, management by competence born with the proposal to align the human skills to organizational in which one seeks the achievement of strategic objectives and, consequently, better results. In this context, this paper aims to present a preview of results expected to improve with the use of competency management model by the Brazilian Count of Audit – TCU. To this end, beyond of a literature review of the term competence, an interview was conducted with those responsible for the project. At the end, was possible to verify that the project began to be implemented in certain areas, showing positive results, but still small. In the meantime, expectations of the results at the end of the implementation process are the best possible. In short, it is expected that the model can integrate the processes for managing people, so that TCU can achieve more positively organizational results and strategic objectivesen
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-09-26T18:42:33Z No. of bitstreams: 1 EG_Artigo Científico_ Gestão por Competência_um estudo de caso sobre implementacao do projeto no TCU.pdf: 322762 bytes, checksum: 4d88de13929ce65b6344f307480f353d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T18:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EG_Artigo Científico_ Gestão por Competência_um estudo de caso sobre implementacao do projeto no TCU.pdf: 322762 bytes, checksum: 4d88de13929ce65b6344f307480f353d (MD5) Previous issue date: 2016-09-26en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectGestão por competênciapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.subjectResultado e objetivo organizacionalpt_BR
dc.subjectRacingen
dc.subjectManagement by competenceen
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectBrazilian Count of Auditen
dc.subjectResults and organizational objectivesen
dc.titleGestão por competências: um estudo de Caso sobre a implementação do projeto no Tribunal de Contas da União - TCUpt_BR
dc.title.alternativeManagement skills: a case study on the implementation of the Project In The Brazilian Count of Audit - TCUen
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2016-09-26-
Appears in Collections:ADM - Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.