Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970
metadata.dc.type: TCC
Title: Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
Authors: Coutinho, Érika Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
metadata.dc.identifier.orientador: -
Abstract: As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família.
Keywords: Competitividade
Consumidor
Comportamento de compra do consumidor
Fator de influência na escolha da loja
Marketing
Supermercado
Planaltina - GO
Citation: COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970
Issue Date: Dec-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20500266.pdf418.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.