Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueira-
dc.contributor.authorCampos, Luís Gustavo Emediato-
dc.date.accessioned2016-11-04T17:57:16Z-
dc.date.available2016-11-04T17:57:16Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationCAMPOS, Luís Gustavo Emediato. A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras. 2009. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021-
dc.description.abstractA presente monografia objetiva a identificação e análise da postura das empresas industriais brasileiras quanto à importância da inovação como um fator competitivo, o mercado mundial tem sido agressivo com aqueles que não diferenciam e não criam soluções objetivas e a inovação poderia ser a solução e chave para as empresas. Mas para introduzir o tema da inovação, se faz necessário a conceituação e método de abordagem, essa transparência conceitual é o que possibilitará o entendimento e interpretação de todo a pesquisa. Com base nos conceitos que foram abordados uma segunda iniciativa foi de identificação e avaliação das iniciativas e práticas inovadoras que foram adotadas no âmbito das empresas industriais brasileiras, essas ações em parte, estão possibilitando ditando o ritmo do mercado do século XXI que se torna cada vez mais dinâmico, rápido e agressivo. As demonstrações de casos práticos são boas oportunidades que ilustram e comprovam como os investimentos na inovação geraram índices de competitividade proporcionalmente maiores maior do que aquelas empresas que não utilizam a inovação como instrumento competitivo. Outro fator significativo para o tema a abordagem e análise das políticas públicas adotas pelo governo brasileiro que destina seus esforços na disponibilização de recursos e investimentos para as empresas industriais brasileiras na temática da inovação. Com essas informações e com a utilização de entrevistas com representantes de instituições focadas na mobilização, sensibilização e disseminação da inovação foi possível avaliar as iniciativas e a importância da inovação para as empresas industriais brasileiras e as lacunas que o Brasil ainda possui para tornar as nossas empresas ainda mais competitivas no mercado interno como também no mercado externo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-09-28T19:29:52Z No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-04T17:57:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-04T17:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5) Previous issue date: 2016-09-28en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectIndústria brasileirapt_BR
dc.subjectImportância da inovaçãopt_BR
dc.titleA inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-09-28-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20550484.pdf318.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.