Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Marcos André Sarmento-
dc.contributor.authorVicente, Bruno Oliva-
dc.date.accessioned2016-11-08T15:23:49Z-
dc.date.available2016-11-08T15:23:49Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationVICENTE, Bruno Oliva. Mercado de Capitais: as etapas para a abertura de capital aplicada as pequenas empresas. 2009. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9064-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é identificar as etapas para a abertura de capital das pequenas empresas, a para tal a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os principais conceitos expostos são o de mercado de capitais que se caracteriza por proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e mercado de ações o qual representa uma das possibilidades de desempenho financeiro das empresas e são fontes para alavancagem financeira para as empresas, e em destaque as pequenas empresas pois elas tem dificuldades em financiamentos de terceiros. As etapas para a abertura de capital são; a definição das características da operação; contrato de distribuição de valores mobiliários; adaptação do estatuto e outros procedimentos legais; elaboração do prospecto; registro junto à CVM; processo de registro normal em bolsa; aviso ao mercado e roadshow; período de reserva e bookbuilding; obtenção do registro CVM e anúncio de início; subscrição e liquidação dos novos títulos ou leilão em bolsa; início de negociação em bolsa ou em mercado de balcão organizado e anúncio de encerramento. Devendo ser observados os princípios de governança corporativa. Por fim sugere-se a aplicação do estudo ás empresas e ampliação dos estudos sobre os custos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-09-28T20:23:22Z No. of bitstreams: 1 20600141.pdf: 102900 bytes, checksum: ec7e9e9dfba129e156e37d9b88e4e273 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-08T15:23:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20600141.pdf: 102900 bytes, checksum: ec7e9e9dfba129e156e37d9b88e4e273 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T15:23:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20600141.pdf: 102900 bytes, checksum: ec7e9e9dfba129e156e37d9b88e4e273 (MD5) Previous issue date: 2016-09-28en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociedade anônimapt_BR
dc.subjectAbertura de capitalpt_BR
dc.subjectIPOpt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.titleMercado de capitais: as etapas para a abertura de capital aplicada às pequenas empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-09-28-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20600141.pdf100.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.