Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueira Matias-
dc.contributor.authorLusana, Filipe Garcia-
dc.date.accessioned2016-11-08T15:49:26Z-
dc.date.available2016-11-08T15:49:26Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationLUSANA, Filipe Garcia. Administração e técnicas de compras como fator estratégico organizacional. 2008. 44 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9072-
dc.description.abstractEste estudo monográfico abrange a área de administração e técnicas de compras como fator estratégico para as organizações, tendo como objetivo analisar as características das técnicas de compras e como estas práticas podem influenciar no sucesso das empresas do século XXI. As técnicas de compras são práticas desenvolvidas diante das necessidades e perfis empresariais, auxiliando no processo de negociação e aumentando a possibilidade de bons negócios para as empresas compradoras. Nas corporações, até a segunda guerra mundial na década de 1940, as negociações de compras eram realizadas de forma independente pelos departamentos operacionais, que buscava atingir única e exclusivamente suas necessidades, tornando-se um processo individualizado de cada setor. A função do setor de compra era limitada apenas ao controle das negociações acordadas pelos departamentos, sendo taxada como uma tarefa de ordem tática. A partir da segunda guerra a função compras assumiu um papel estratégico devido à escassez de suprimentos causada pela guerra. Nas empresas do século XXI ela está diretamente relacionada às estratégias, tornando-se diferencial competitivo importante para o sucesso. Com esta evolução, emergiram estudos na busca de técnicas que auxiliassem os compradores e gestores a realizar essa função com a máxima competência, buscando bons negócios para os interesses corporativos. A metodologia adotada para este estudo foi bibliográfica, onde se destacam os autores consagrados no assunto, tais como: Kotler, Baily, Braga, Dias, Farmer, Heinritz dentre outros. Os conceitos destacados ao longo deste estudo foram: administração de compras, técnicas de compras e negociação de compras, foi utilizado os princípios da administração de materiais e conceitos de qualidade, quantidade, preço e fontes de suprimento para melhor fundamentação. A análise deste documento remete à percepção de que a gestão de compras sofreu um forte desenvolvimento, fazendo parte, cada vez mais, das estratégias organizacionais, o que contribuiu para o aumento da complexidade empresarial, necessitando de especialistas cada vez mais capacitados. As atenções estão intensificadas, pelo mercado, para essa atividade, resultados positivos foram conquistados, pois aprenderam a utilizar a administração e técnicas de compras na identificação das melhores oportunidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-30T19:56:00Z No. of bitstreams: 1 20532040.pdf: 543361 bytes, checksum: 9ce399610b0d0ae40e9ee1ce8856e19d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-08T15:49:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20532040.pdf: 543361 bytes, checksum: 9ce399610b0d0ae40e9ee1ce8856e19d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T15:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20532040.pdf: 543361 bytes, checksum: 9ce399610b0d0ae40e9ee1ce8856e19d (MD5) Previous issue date: 2016-09-30en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração de comprapt_BR
dc.subjectNegociação de comprapt_BR
dc.subjectTécnica de comprapt_BR
dc.titleAdministração e técnicas de compras como fator estratégico organizacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-09-30-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20532040.pdf530.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.