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dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosa-
dc.contributor.authorRomero, Carolina Rodrigues Vieira-
dc.date.accessioned2016-11-11T18:34:44Z-
dc.date.available2016-11-11T18:34:44Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.citationROMERO, Carolina Rodrigues Vieira. Aprendizagem organizacional. 2009. 35 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9176-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever a influência da aprendizagem individual na aprendizagem organizacional bem como se dá o processo da transferência da aprendizagem nos níveis organizacionais. Esta monografia é de caráter exploratório, de natureza qualitativa e construída através de pesquisa bibliográfica. A demanda por necessidades de transformações no mundo do trabalho resulta na busca de novas formas de gerenciamento e gestão de pessoas o que faz com que tanto a organização quanto as pessoas que as compõem estejam receptivos a absorver novos conhecimentos. O impacto desta nova ordem, observado na celeridade dos processos, gera a iniciativa de se investir em conhecimento, o que acaba propiciando os processos de inovações esperados pelas mesmas. O tema aprendizagem organizacional é discutido desde a década de 1970, tendo, provavelmente, alcançado seu auge a partir da década de 1990 com a discussão maciça de diversos acadêmicos das mais variadas disciplinas resultando no aumento da base de conhecimento a respeito do assunto. Descreve-se para tanto modelos e teorias das mais diversas linhas passando pela psicologia com sua abordagem behaviorista e cognitivista bem como pela administração que propõe diversas teorias e modelos tais como aprendizagem operacional versus conceitual, ou ciclo único versus ciclo duplo, ou conhecimento tácito versus explícito. Explica-se que a cultura resulta em um modelo para toda organização tendo em vista que ao se definir padrões culturais, os mesmos são incorporados ao inconsciente da vida organizacional influenciando diretamente na aprendizagem. Aliada a cultura explicase como os fatores externos e internos condicionam o processo de aprendizagem nas organizações. Menciona-se três níveis de aprendizagem: individual,coletiva e organizacional. Cada nível é caracterizado abertamente, destacando-se a relação existente do indivíduo e de sua organização ao adquirir conhecimento e ao transmitilo para os outros. Por fim, a relação da aprendizagem individual e organizacional se dá de uma forma horizontal e dependente já que tanto os indivíduos aprendem com a organização e a organização aprende com o indivíduo nem que seja de forma indireta e inconsciente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-31T18:25:23Z No. of bitstreams: 1 20750630.pdf: 75610 bytes, checksum: 3006558400a12beeee59369f2108e367 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-11T18:34:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20750630.pdf: 75610 bytes, checksum: 3006558400a12beeee59369f2108e367 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-11T18:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20750630.pdf: 75610 bytes, checksum: 3006558400a12beeee59369f2108e367 (MD5) Previous issue date: 2016-10-31en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem individualpt_BR
dc.subjectNíveis organizacionaispt_BR
dc.titleAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-10-31-
Appears in Collections:ADM - Graduação

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