Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mariano, Ari Melo | - |
dc.contributor.author | Andrade, Sérvio Túlio Cipraiani | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-21T16:55:58Z | - |
dc.date.available | 2016-11-21T16:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Sérvio Túlio Cipraiani. Os antecedentes da gamificação e suas influências: um estudo por meio das equações estruturais. 2016. 37 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9376 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como intuito medir a influência de fatores como o Engajamento, a Dinâmica de Progressão, a Interação Social, o Reforço, o Agendamento de Recompensas e o Tempo na aplicação da técnica da Gamificação nas organizações. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se o método de estudo descritivo, quantitativo, através de equações estruturais, tendo como base um modelo criado da junção de estudos projetados por Schaufelli (2006), Seixas (2014) e Zotti (2014), validado com o Alpha de Cronbach's (α) igual a 0,9250. O questionário foi aplicado online a 325 pessoas da cidade de Brasília, Distrito Federal, com faixa etária diversificada, do sexo masculino e feminino. Trata-se de estudo importante por desmistificar fatores relacionados à Gamificação e explorar a fundo essa técnica amplamente utilizada involuntariamente nos ambientes organizacionais, acadêmicos e sociais. Os resultados encontrados sugerem que as variáveis mais significantes em relação à Gamificação são o Tempo e o Reforço e estes a influenciam em um 73% o Engajamento. Por outro lado, a Gamificação influencia no Engajamento em 71,9%. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-21T16:11:16Z No. of bitstreams: 1 21150452.pdf: 797009 bytes, checksum: cfa8973035e5f5aeb82f2c2f18f6f781 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-21T16:55:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21150452.pdf: 797009 bytes, checksum: cfa8973035e5f5aeb82f2c2f18f6f781 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-21T16:55:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21150452.pdf: 797009 bytes, checksum: cfa8973035e5f5aeb82f2c2f18f6f781 (MD5) Previous issue date: 2016-11-21 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Equação estrutural | pt_BR |
dc.title | Os antecedentes da gamificação e suas influências: um estudo por meio das equações estruturais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11-21 | - |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21150452.pdf | 778.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.