Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Rodrigo de Azeredo-
dc.contributor.authorSouza, Jeanine Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-11-22T16:42:00Z-
dc.date.available2016-11-22T16:42:00Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSOUZA, Jeanine Ferreira de. Implementação de estratégias de marketing internacional em micro e pequenas empresas brasileiras. 2004. 83 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9440-
dc.description.abstractO marketing é uma função gerencial que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramenta um conjunto de estratégias. O processo do marketing internacional não se diferencia em muito daquele do marketing doméstico. O grande diferencial é que a abrangência de sua aplicação necessita de bastante atenção por parte dos empresários. Neste trabalho são abordadas as oportunidades e ameaças às empresas, em especial às micro e pequenas empresas, como fatores externos que compõem o macroambiente (política, legislação, cultura e economia dos países em que desejam ingressar), e o microambiente (consumidores, concorrentes, fornecedores, canais de distribuição). Ainda são aludidas as forças e fraquezas que constituem os fatores internos, tais como a avaliação da capacidade exportadora, ou seja, produção, recursos humanos, finanças e promoção comercial. Esses fatores devem ser gerenciados através do marketing-mix (praça, produto, preço e promoção). É imprescindível lembrar o apoio que o governo federal tem dado à internacionalização de empresas brasileiras, inclusive às micro e pequenas empresas, que, por sua vez, têm realizado o processo de exportação por meio de associações como consórcios de exportações, a fim de aumentarem sua competitividade através da união de suas forças junto a instituições e entidades como a APEX e o Sebrae. Com o objetivo de realizar um paralelo com os capítulos anteriores, o capítulo 3 apresenta um estudo de caso de sucesso de implementação de marketing internacional em micro e pequenas empresas brasileiras: o Consórcio Pantanal Fashion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carine Fagundes (carine.fagundes@uniceub.br) on 2016-11-21T18:53:39Z No. of bitstreams: 1 20115837.pdf: 974332 bytes, checksum: c4e51fe048ffa223573841135b59a84f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-22T16:42:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20115837.pdf: 974332 bytes, checksum: c4e51fe048ffa223573841135b59a84f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-22T16:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20115837.pdf: 974332 bytes, checksum: c4e51fe048ffa223573841135b59a84f (MD5) Previous issue date: 2016-11-21en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectMicroambientept_BR
dc.subjectMacroambientept_BR
dc.subjectOportunidadept_BR
dc.subjectAmeaçapt_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.subjectFraquezapt_BR
dc.titleImplementação de estratégias de marketing internacional em micro e pequenas empresas brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2004-
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20115837.pdf951.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.