Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9476
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso | - |
dc.contributor.author | Medeiros Filho, Ricardo Cabral de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-22T17:50:33Z | - |
dc.date.available | 2016-11-22T17:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS FILHO, Ricardo Cabral de. A rede ferroviária brasileira: obstáculo ao crescimento ou facilitador da inserção do produto brasileiro no exterior?. 2006. 69 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9476 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise da importância do transporte ferroviário como instrumento para a diminuição dos custos de escoamento da produção a grandes distâncias e, consequentemente, do Custo Brasil. O país é líder na produção de commodities, entretanto, perde-se toda a competitividade quando a mesma é transportada até os portos. Cada vez mais, busca-se redução nos custos logísticos e maior confiabilidade no serviço prestado. O uso de mais de um modal no Brasil surge como grande oportunidade para as empresas tornarem-se mais eficientes, porém, a utilização de mais de um modal esbarra em questões infraestruturas e de regulamentação. Serão apresentadas as mudanças ocorridas no setor ferroviário brasileiro nos últimos 150 anos, desde sua criação, passando pela estagnação durante a administração pública até os dias atuais, com as perspectivas de financiamento pela iniciativa privada (principalmente após os anos 90 quando ocorreu uma mudança nas funções do setor público e redução de suas atribuições). Por fim serão apresentados dados a respeito do desperdício ocorrido a cada ano com a precariedade do sistema de transporte de cargas no país, o que encarece o produto nacional e o torna menos competitivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-16T18:08:50Z No. of bitstreams: 1 9967300.pdf: 512453 bytes, checksum: 85d48fcf5879676f1bdd61982ce2b77c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-22T17:50:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9967300.pdf: 512453 bytes, checksum: 85d48fcf5879676f1bdd61982ce2b77c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-22T17:50:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9967300.pdf: 512453 bytes, checksum: 85d48fcf5879676f1bdd61982ce2b77c (MD5) Previous issue date: 2016-11-16 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A rede ferroviária brasileira: obstáculo ao crescimento ou facilitador da inserção do produto brasileiro no exterior? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11-16 | - |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9967300.pdf | 500.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.