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dc.contributor.advisorCardoso, Alaor Silvio-
dc.contributor.authorLins, Paulo Alexandre Carmo-
dc.date.accessioned2016-11-24T17:18:33Z-
dc.date.available2016-11-24T17:18:33Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationLINS, Paulo Alexandre Carmo. Comércio e meio ambiente no âmbito da OMC: estudo de caso: disputa entre Brasil e União Europeia importação de pneus reformados. 2007. 82 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9571-
dc.description.abstractA presente monografia discute a relação entre o processo de crescimento do comércio internacional – regulado pelas regras da Organização Mundial do Comércio – e a preservação do meio ambiente. Assim sendo, o objetivo principal desta monografia é examinar se o tratamento de questões ambientais no seio de uma organização multilateral de cunho comercial como a OMC pode contribuir para a prevenção de danos ambientais provenientes de práticas de comércio internacional, favorecendo, desta forma, o desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis e a adoção de práticas de preservação do ambiente. Métodos: Como base para essa verificação, este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas. Buscaram-se informações complementares em jornais, periódicos e em sítios da Internet especializados no tema. Ademais, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de examinar a problemática da disputa entre Brasil e União Européia no contencioso da OMC sobre a importação de pneus, que tratou de um processo de importação- exportação entre dois atores do comércio internacional e, ao mesmo tempo, levantou a possibilidade de prejudicar o meio ambiente. Resultados: Os resultados apresentados demonstram a importância de fatores conjunturais nos diversos níveis de pressão sobre o meio ambiente, como a importância de políticas públicas e a participação social neste processo. Conclusões: Apesar de as negociações no âmbito da OMC estarem direcionadas a garantir que justificativas ambientais não representem novas barreiras comerciais camufladas e a avaliar, principalmente, os aspectos de políticas e regras ambientais que interferem no comércio, as regras da Organização fornecem aos seus Membros instrumentos positivos capazes de assegurar a imposição de restrições ao livre comércio internacional baseados em reais objetivos de preservação da saúde pública e do meio ambiente. Entretanto, sua aplicação não pode ser generalizada, demandando análise caso a caso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-17T16:23:54Z No. of bitstreams: 1 20116127.pdf: 537187 bytes, checksum: 6319027cdb040d8271fb16e322b388e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-24T17:18:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20116127.pdf: 537187 bytes, checksum: 6319027cdb040d8271fb16e322b388e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-24T17:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20116127.pdf: 537187 bytes, checksum: 6319027cdb040d8271fb16e322b388e3 (MD5) Previous issue date: 2016-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectOrganização Mundial do Comérciopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectProteção internacional do meio ambientept_BR
dc.subjectPneus reformadospt_BR
dc.titleComércio e meio ambiente no âmbito da OMC: estudo de caso: disputa entre Brasil e União Europeia importação de pneus reformadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
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