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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9603
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dimensionamento de pavimento aeroportuário, estudos de caso: aeroporto de Brasília e de Atlanta |
Authors: | Silva, Fabrício dos Reis |
metadata.dc.contributor.advisor: | Echeverria, Sandra Patricia |
Abstract: | Este trabalho apresenta o processo de dimensionamento da estrutura de um pavimento aeroportuário, por meio de um comparativo entre os pavimentos calculados do Aeroporto Internacional de Brasília e o “Aeroporto mais movimentado do mundo”, o Aeroporto de Atlanta. Descreve-se a infraestrutura geral de cada aeroporto, apontando-se suas características principais, as dimensões de seus aeródromos, o Número de Classificação do Pavimento, o número PCN de suas Pistas de Decolagem e Pouso. Serão apresentados o método ACN-PCN, utilizado para designar a aeronave mais pesada que o pavimento suporta, o método americano, desenvolvido pela Federal Aviation Administration, FAA, para a determinação das espessuras de cada camada da estrutura juntamente com outras informações presentes nos Manuais de Dimensionamento de Aeródromo da Organização de Aviação Civil Internacional, OACI. E, para que se possa efetuar o comparativo, far-se-á o cálculo da estrutura do pavimento dos aeroportos Juscelino Kubitschek e Hartsfield-Jackson, indicando-se as divergências presentes. Para se proceder com os cálculos, colheram-se informações sobre a resistência do subleito, tráfego de dimensionamento, aeronave de dimensionamento e seu tipo de eixo de roda. A partir desses dados, fazendo-se uso de formulações e ábacos, foi possível dimensionar uma estrutura de pavimento para cada um dos aeroportos estudados. Após os cálculos, percebeu-se que os pavimentos, apesar de alguns detalhes díspares, apresentam desempenhos semelhantes. Como diferença, ressaltam-se o tráfego de dimensionamento, os elementos de composição da estrutura dos pavimentos, sendo que do Aeroporto de Atlanta é concebido em pavimento rígido e o do Aeroporto de Brasília em pavimento flexível, a espessura de cada uma de suas respectivas camadas que, consequentemente, varia, o número PCN, dado ao final do dimensionamento de cada estrutura, observando-se que para o Aeroporto JK resulta em 69 e para o HJ, 76, entre outras minúcias. Quanto às semelhanças, há que se falar da capacidade de suporte de cada um, sendo para este aeroporto cargas na ordem de 37 000 kg e para aquele, cargas com valor de até 34 500 kg, que são percentualmente próximas, além do fato de que ambos não apresentam limite de Pressão Máxima de Pneus e optaram pelo Método de Avaliação Técnico. Observa-se, por fim, que todos esses resultados levam à seguinte conclusão: o Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubistchek, segue os padrões normativos do “Aeroporto mais ocupado do mundo”, o Aeroporto Internacional de Atlanta, Hartsfield Jackson. |
Keywords: | Pavimento Pavimento aeroportuário Aeródromo Dimensionamento Pavimento Airport pavement Aerodrome Runways Aerodrome design |
Citation: | SILVA, Fabrício dos Reis. Dimensionamento de pavimento aeroportuário, estudos de caso: aeroporto de Brasília e de Atlanta. 2016. 94 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9603 |
Issue Date: | 23-Jun-2016 |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
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