Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Renata de Melo-
dc.contributor.authorCosta, Tatyane Roberta de Castro-
dc.date.accessioned2016-11-24T18:52:06Z-
dc.date.available2016-11-24T18:52:06Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCOSTA, Tatyane Roberta de Castro. A mundialização da cultura e a cultura do consumo: o lugar do fetichismo da mercadoria na sociedade ocidental do século XX. 2003. 58 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9619-
dc.description.abstractEsta monografia relaciona os fenômenos da mundialização da cultura e cultura do consumo no atual contexto da globalização e procura definir como o consumo contemporâneo tem respondido às mudanças deste cenário. Para tanto, valese dos argumentos teóricos de Karl Marx sobre fetichismo da mercadoria e de Marshall Sahlins sobre a relação entre cultura e utilitarismo. Procura posicionar-se frente aos debates levantados pela mundialização da cultura sobre a homogeneização cultural ou americanização das culturas locais e a formação de uma cultura global. A cultura do consumo da sociedade ocidental é confrontada com essa nova realidade e algumas conclusões contribuem para a análise do objetivo principal deste trabalho: compreender por que e de que forma o consumo responde ao fascínio que os produtos e as marcas exercem sobre os indivíduos numa época em que são estes os elementos que ajudam a compor a imagem e a identidade das pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-17T16:16:48Z No. of bitstreams: 1 9967392.pdf: 256517 bytes, checksum: ce091638ea1d395a722e164cdf916718 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-24T18:52:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9967392.pdf: 256517 bytes, checksum: ce091638ea1d395a722e164cdf916718 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-24T18:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9967392.pdf: 256517 bytes, checksum: ce091638ea1d395a722e164cdf916718 (MD5) Previous issue date: 2016-11-17en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA mundialização da cultura e a cultura do consumo: o lugar do fetichismo da mercadoria na sociedade ocidental do século XXpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2003-
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9967392.pdf250.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.