Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Kathya Karina Lafaiete de Godoi-
dc.date.accessioned2016-11-25T17:43:16Z-
dc.date.available2016-11-25T17:43:16Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationSILVA, Kathya Karina Lafaiete de Godoi. Perfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagem. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9642-
dc.description.abstractO presente trabalho investigou o perfil neuropsicológico de crianças diabéticas tipo 1 com alteração de aprendizagem. A preocupação com a temática deve-se ao fato do diabetes mellitus tipo 1 afetar crianças em estágio de amadurecimento neurológico e algumas pesquisas já apontarem déficit cognitivos ocasionados pela enfermidade. Foi manuseada uma amostra de 72 crianças no total, subdivididas em 4 grupos de 18 crianças em cada, classificadas da seguinte maneira: (1) crianças diabéticas com alteração de aprendizagem, (2) crianças diabéticas e sem alteração de aprendizagem, (3) crianças sem diabetes mellitus e com alteração de aprendizagem e (4) crianças sem diabetes mellitus e sem alteração de aprendizagem. Para a realização da pesquisa se fez uso do WISC-IV, Figuras Complexas de Rey, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e entrevista semiestruturada. O estudo concluiu que o perfil neuropsicológico das crianças diabéticas com alteração de aprendizagem apresentam prejuízos cognitivos relacionados à função executiva e capacidade visuoespaciais, bem como alterações emocionais e comportamentais significativas para a idade das crianças em estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-24T16:56:04Z No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T17:43:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T17:43:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61350453.pdf: 756421 bytes, checksum: 76a63a56939d84a7b3e327a23c54f137 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação neuropsicológicapt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDéficit cognitivopt_BR
dc.subjectNeurosycological evaluationpt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCognitive deficitpt_BR
dc.titlePerfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
dc.identifier.orientadorAlves, Sérgio Henrique de Souzapt_BR
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61350453.pdf738.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.