Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGermano, Felipe de Souza Soares-
dc.date.accessioned2016-11-25T18:01:58Z-
dc.date.available2016-11-25T18:01:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGERMANO, Felipe de Souza Soares. Efeitos de treinos sucessivos sobre a transposição entre as funções de ouvinte e falante. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9648-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar o efeito de treinos sucessivos sobre a emissão de comportamentos de falante não treinado, após treino de comportamento de ouvinte em participantes adultos numa tarefa computadorizada. Para tanto foram realizados dois experimentos. O Experimento 1 avaliou o efeito de treinos sucessivos sobre a transposição de aprendizagens na função de ouvinte para a função de falante com o operante verbal mando com quatro adultos. No Experimento 2, nove adultos foram divididos entre duas condições, afim de avaliar se a mudança do operante verbal mando para o operante verbal tato replicariam os resultados obtidos no Experimento 1. Foi analisado também se a instrução apresentada antes da etapa de treino de ouvinte nas fases ímpares para os participantes da Condição instrução completa (IC) produziria efeitos diferentes se comparado com os participantes da Condição instrução incompleta (II). Os resultados de ambos os experimentos mostraram a possibilidade de se estudar quais variáveis seriam responsáveis pela transposição de aprendizagens na função de ouvinte para a função de falante em participantes adultos com desenvolvimento típico, pois, em sua maioria, os adultos demonstraram independência funcional entre treino de ouvinte e teste de falante. Com relação ao Experimento 1, foram observadas dificuldades metodológicas para manipular as variáveis ambientais responsáveis pela emissão da resposta com função de mando. No Experimento 2 foi observada maior sistematicidade dos dados se comparado com o Experimento 1. Além disso, no Experimento 2, uma diferença entre o desempenho dos participantes da Condição IC em relação à Condição II foi avaliada, sugerindo efeito da instrução sobre as respostas dos participantes da Condição IC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-24T17:02:22Z No. of bitstreams: 1 61350467.pdf: 910189 bytes, checksum: 6aba4a902e4741f3aac8c6175ee3b815 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61350467.pdf: 910189 bytes, checksum: 6aba4a902e4741f3aac8c6175ee3b815 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61350467.pdf: 910189 bytes, checksum: 6aba4a902e4741f3aac8c6175ee3b815 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreino sucessivopt_BR
dc.subjectTransposiçãopt_BR
dc.subjectFalantept_BR
dc.subjectOuvintept_BR
dc.subjectIndependência funcionalpt_BR
dc.subjectSuccessive trainingpt_BR
dc.subjectRanspositionpt_BR
dc.subjectSpeaker functionpt_BR
dc.subjectListener functionpt_BR
dc.subjectFunctional independencept_BR
dc.titleEfeitos de treinos sucessivos sobre a transposição entre as funções de ouvinte e falantept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
dc.identifier.orientadorMedeiros, Carlos Augusto dept_BR
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61350467.pdf888.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.