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dc.contributor.authorMoreira, Denise Lima-
dc.date.accessioned2016-11-25T18:03:56Z-
dc.date.available2016-11-25T18:03:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMOREIRA, Denise Lima. Dificuldade de aprendizagem: um conceito oriundo da educação bancária. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9649-
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre as bases que sustentam a origem da ideia de dificuldade de aprendizagem. Emblemática, a dificuldade de aprendizagem converge todos os olhares para o aluno e busca no diagnóstico uma explicação para a sintomatologia. Quando a escola indica o aluno como o único responsável pela dificuldade para aprender, ela se esquiva de sua responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de compreender o cenário que dá forma a essa expressão, procedemos a um exame de textos da literatura acadêmica que tratam do assunto. Verificamos divergências quanto ao entendimento do significado de dificuldade de aprendizagem, divergências essas que repercutem nas ações pedagógicas. A partir daí, fomos a campo para buscar apreender como alguns profissionais aplicavam essa ideia na realização de seu trabalho. Contamos com a participação de especialistas na área de educação, coordenadores pedagógicos e psicopedagogos clínicos. O que constatamos foi o emprego aleatório da ideia, abrangendo todo aluno que não responde satisfatoriamente às práticas educativas impostas. Essa generalização irrefletida proporcionou a emergência de uma cultura da prática do diagnóstico e a mantém viva. A análise dos discursos dos entrevistados e de todo o material bibliográfico foi feita sob a luz da teoria histórico–cultural de Vigotski que critica veementemente a ideia de dificuldade de aprendizagem admitindo, em seu lugar, a existência de diversidade de modos de desenvolvimento psicológico. Concluímos que, na verdade, a ideia de dificuldade de aprendizagem torna-se possível em função de um modo particular de organização da escola contemporânea, que tem como característica a educação bancária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-24T16:49:56Z No. of bitstreams: 1 61200943.pdf: 671354 bytes, checksum: 5b70762ff25527acde13b4b13e6b7bdc (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T18:03:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200943.pdf: 671354 bytes, checksum: 5b70762ff25527acde13b4b13e6b7bdc (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação bancáriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicológicopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-cultural de Vygotskypt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem: um conceito oriundo da educação bancáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
dc.identifier.orientadorTunes, Elizabethpt_BR
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