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dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorMuniz, Marilene Antonia dos Santos-
dc.date.accessioned2016-11-25T18:13:48Z-
dc.date.available2016-11-25T18:13:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMUNIZ, Marilene Antonia dos Santos. Por que perdemos nossos alunos? Um estudo da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9654-
dc.description.abstractA evasão escolar e a repetência têm sido presença marcante na escola onde a professora pesquisadora trabalha. Por isso, optou-se por pesquisar esse tema. Ao longo da realização desta pesquisa, buscou-se conhecer os fatores históricos e sociais gestados na estrutura da instituição Escola, que servem de base mantenedora para o fracasso e evasão escolar. Objetivou-se analisar a visão de professores, equipe pedagógica, alunos matriculados e alunos evadidos acerca do tema, delimitando os fatores favoráveis à evasão apontados pelo grupo, bem como suscitando reflexões sobre a relevância e o impacto deste fenômeno tanto para o aluno como para a sociedade. A finalidade da presente pesquisa é provocar discernimento sobre os fatores que potencializam a evasão escolar, analisando o poder social, o papel e o significado da escola contemporânea. Os resultados permitiram afirmar que em grande medida, a escola que temos não está adequada aos alunos que se propõe atender, pois adota currículos e uma dinâmica de funcionamento que muitas vezes não se encaixa ao perfil de alunos pretendidos. Ficou evidente a necessidade de se trabalhar mais em equipe adequando o fazer pedagógico às especificidades dos alunos, de modo que a organização do ambiente social de aprendizagem seja condizente com a modalidade de ensino, com o perfil de alunos atendidos e com a filosofia de trabalho adotada pela instituição. As metodologias de ensino e o fazer pedagógico precisam considerar o sujeito plural, real, cultural e social que ocupa os bancos escolares. Como em demais pesquisa da área, neste trabalho, os grupos pesquisados relacionaram a evasão escolar tanto a fatores individuais dos alunos e suas famílias quanto a aspectos da estruturação do ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-24T17:32:45Z No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:13:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T18:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titlePor que perdemos nossos alunos? Um estudo da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
Appears in Collections:PSI - Mestrado

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