Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorLacerda, Luanna de Sousa-
dc.date.accessioned2016-11-25T18:25:04Z-
dc.date.available2016-11-25T18:25:04Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationLACERDA, Luanna de Sousa. Desafios da prática do professor alfabetizador na educação de jovens e adultos. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9659-
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos, modalidade da Educação Básica, atende a um perfil de educandos diversificados e heterogêneos. É comum os professores retratarem uma realidade de insegurança, medo, angústia e sentirem-se incapazes de dar conta de um processo de ensino/aprendizagem de qualidade e transformador. Esta dissertação tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor no processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma proposta de trabalho baseada no método Paulo Freire a fim de analisar sua prática pedagógica antes e depois da utilização dessa proposta dialogal, bem como verificar quais os desafios que ela impõe. Para atender a meta proposta foi elaborado um Projeto de Alfabetização, baseado na proposta dialogal de Paulo Freire, em horário alternativo ao início das aulas regulares no turno noturno. Participaram do círculo de cultura dez educandos e os mesmos responderam uma entrevista com perguntas que auxiliassem a obter mais informações sobre quem eram esses alunos da EJA e seu perfil. Os dados obtidos serviram para a compreensão da realidade investigada, a educação de jovens e adultos, e para a verificação dos desafios enfrentados por professores que trabalham com EJA, bem como os alunos se veem nesse processo e como a prática pedagógica do professor pode favorecer a aprendizagem dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-24T17:41:01Z No. of bitstreams: 1 61450057.pdf: 1929115 bytes, checksum: d90ea90383f0ec4a00d941b43e4e6af6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:25:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61450057.pdf: 1929115 bytes, checksum: d90ea90383f0ec4a00d941b43e4e6af6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T18:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61450057.pdf: 1929115 bytes, checksum: d90ea90383f0ec4a00d941b43e4e6af6 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProposta dialogalpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectDialogical proposalpt_BR
dc.titleDesafios da prática do professor alfabetizador na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61450057.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.