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metadata.dc.type: TCC
Title: Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as)
Authors: Cavalcante, Carmi Machado
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: Esta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas no Distrito Jardim do Ingá, em Luziânia-Goiás. Para esta pesquisa, que focalizou o preconceito étnico-racial e de classe social no contexto escolar, foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e observações diretas, em sala de aula. Apresenta como referencial teórico a psicologia sociocultural e situa-se nas fronteiras entre a psicologia escolar e a psicologia social. O objetivo foi analisar o discurso do professor e sua prática em sala de aula em relação às práticas discriminatórias, em termos étnico-raciais e de classe social. A análise das entrevistas revelou que, de alguma maneira, todas as pessoas são preconceituosas. Os resultados das observações levaram a inferir que, nas relações professor(a)-aluno(a), as representações sociais em sala de aula estão carregadas de preconceitos em nome da ordem e da disciplina. Os cursos de formação continuada são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Luziânia em forma de palestras e o tema diversidade étnico-racial e de classe social não consta como temática a ser abordada. Conclui-se que as práticas discriminatórias fomentam o desinteresse do(a) aluno(a) pelas atividades em sala de aula, distanciando o(a) aluno(a) das interações sociais com o(a) professor(a). É importante que temas relativos à diversidade sejam contemplados nos cursos de formação continuada dos(as) professores(as), a fim de promover reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, bem como de colaborar com a construção de uma escola crítica e reflexiva que valorize, efetivamente, a diversidade.
Keywords: Diversidade étnico-racial e de classe social
Preconceito
Formação de professor
Citation: CAVALCANTE, Carmi Machado. Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as). 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9668
Issue Date: Mar-2014
Appears in Collections:PSI - Mestrado

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