Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9668
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as) |
Authors: | Cavalcante, Carmi Machado |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | Esta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas no Distrito Jardim do Ingá, em Luziânia-Goiás. Para esta pesquisa, que focalizou o preconceito étnico-racial e de classe social no contexto escolar, foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e observações diretas, em sala de aula. Apresenta como referencial teórico a psicologia sociocultural e situa-se nas fronteiras entre a psicologia escolar e a psicologia social. O objetivo foi analisar o discurso do professor e sua prática em sala de aula em relação às práticas discriminatórias, em termos étnico-raciais e de classe social. A análise das entrevistas revelou que, de alguma maneira, todas as pessoas são preconceituosas. Os resultados das observações levaram a inferir que, nas relações professor(a)-aluno(a), as representações sociais em sala de aula estão carregadas de preconceitos em nome da ordem e da disciplina. Os cursos de formação continuada são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Luziânia em forma de palestras e o tema diversidade étnico-racial e de classe social não consta como temática a ser abordada. Conclui-se que as práticas discriminatórias fomentam o desinteresse do(a) aluno(a) pelas atividades em sala de aula, distanciando o(a) aluno(a) das interações sociais com o(a) professor(a). É importante que temas relativos à diversidade sejam contemplados nos cursos de formação continuada dos(as) professores(as), a fim de promover reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, bem como de colaborar com a construção de uma escola crítica e reflexiva que valorize, efetivamente, a diversidade. |
Keywords: | Diversidade étnico-racial e de classe social Preconceito Formação de professor |
Citation: | CAVALCANTE, Carmi Machado. Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as). 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9668 |
Issue Date: | Mar-2014 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61200909.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.