Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValle, Marcelo Gonçalves do-
dc.contributor.authorRocha, Priscila Santos da-
dc.date.accessioned2016-11-28T18:09:03Z-
dc.date.available2016-11-28T18:09:03Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationROCHA, Priscila Santos da. Os sistemas locais de inovação como instrumento de competitividade. 2004. 58 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9682-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é destacar o papel da inovação como instrumento de estratégia competitiva na economia contemporânea a partir de um estudo de caso abordando a Renault, que normalmente faz uso sistêmico da inovação com vistas a empreender uma diferenciação qualitativa de seus produtos e serviços. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os aspectos mais importantes na implementação da estratégia competitiva e da inovação voltada para o setor automobilístico, utilizada para a criação de novos produtos e para a melhoria de produtos já existentes. Após a identificação de estratégias competitivas e de inovação, foi demonstrada a evolução destas estratégias no mercado perante a mudança do paradigma fordista para o paradigma toyotista no mundo, e a abertura comercial brasileira. Para o estudo de caso, a Renault foi a empresa pesquisada através do seu site e através de um site de consultoria virtual, por seu desempenho na utilização de suas estratégias competitivas, principalmente no Brasil, onde em pouco tempo alcançou boa posição no mercado. O resultado desta pesquisa indica que a empresa acompanhou com desenvoltura as mudanças dos mercados nacional e internacional e utilizou com sucesso suas estratégias competitivas, se destacando a inovação como estratégia essencial para a diferenciação do produto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-18T17:37:15Z No. of bitstreams: 1 20017310.pdf: 233158 bytes, checksum: e5e09813e960d2c08c00525e0726059a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-28T18:09:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20017310.pdf: 233158 bytes, checksum: e5e09813e960d2c08c00525e0726059a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-28T18:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20017310.pdf: 233158 bytes, checksum: e5e09813e960d2c08c00525e0726059a (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInovação como estratégia competitiva no setor automotivo: um estudo de caso da Renaultpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2004-
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20017310.pdf227.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.