Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Daniel Louzada da | - |
dc.contributor.author | Jácome, Marília de Queiroz Dias | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Maria Helena da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T22:22:24Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T22:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Louzada da; JÁCOME, Marília de Queiroz Dias; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde: aprendizagem e formação crítica. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO, 7.; ENCUENTRO IBEROAMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN ENSENANZA DE LAS CIÊNCIAS, 5., 2015, Burgo. Anais... Burgos: Universidad de Burgos, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9792 | - |
dc.description.abstract | Graduandos de Biologia e Biomedicina matriculados na disciplina Bioética responderam a três perguntas baseadas em dois princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO que tratam da proteção de gerações futuras e Proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade. A partir das respostas identificamos oito categorias e promovemos sua análise tendo como referência a teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de abordagens bastante específicas para a introdução da temática ambiental no ensino de Bioética, tradicionalmente relacionada a questões de saúde clínica. A categoria de respeito à vida / preservação foi a mais relacionada às três perguntas. Categorias conceitualmente mais definidas do que essa como conservação de recursos e direito das gerações futuras foram menos citadas e relacionadas quase que a uma única pergunta. A continuidade desse estudo deve permitir a melhoria das práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Bioética, tanto em relação a princípios tradicionais como a novos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T18:25:21Z No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-06T22:22:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-06T22:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5) Previous issue date: 2015-07-17 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
dc.subject | Geração futura | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde: aprendizagem e formação crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-07-17 | - |
Appears in Collections: | RTR - Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf | 319.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.