Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Daniel Louzada da-
dc.contributor.authorJácome, Marília de Queiroz Dias-
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-06T22:22:24Z-
dc.date.available2016-12-06T22:22:24Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Louzada da; JÁCOME, Marília de Queiroz Dias; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde: aprendizagem e formação crítica. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO, 7.; ENCUENTRO IBEROAMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN ENSENANZA DE LAS CIÊNCIAS, 5., 2015, Burgo. Anais... Burgos: Universidad de Burgos, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9792-
dc.description.abstractGraduandos de Biologia e Biomedicina matriculados na disciplina Bioética responderam a três perguntas baseadas em dois princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO que tratam da proteção de gerações futuras e Proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade. A partir das respostas identificamos oito categorias e promovemos sua análise tendo como referência a teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de abordagens bastante específicas para a introdução da temática ambiental no ensino de Bioética, tradicionalmente relacionada a questões de saúde clínica. A categoria de respeito à vida / preservação foi a mais relacionada às três perguntas. Categorias conceitualmente mais definidas do que essa como conservação de recursos e direito das gerações futuras foram menos citadas e relacionadas quase que a uma única pergunta. A continuidade desse estudo deve permitir a melhoria das práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Bioética, tanto em relação a princípios tradicionais como a novos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T18:25:21Z No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-06T22:22:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-06T22:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde – aprendizagem e formação crítica.pdf: 327595 bytes, checksum: 7d714679d498f953291d85a183a7c69b (MD5) Previous issue date: 2015-07-17en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa críticapt_BR
dc.subjectGeração futurapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleO ensino de Bioética para alunos de graduação em ciências da saúde: aprendizagem e formação críticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2015-07-17-
Appears in Collections:RTR - Documentos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.