Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Simone Cerqueira da-
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora-
dc.date.accessioned2016-12-07T21:12:17Z-
dc.date.available2016-12-07T21:12:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9824-
dc.description.abstractA promoção da saúde e da educação da pessoa com deficiência demanda especial atenção à sua família, o que exige das políticas públicas diretrizes que estruturem um conjunto de ações nessa direção. Identificar o lugar que essas famílias ocupam na agenda de trabalho das políticas públicas da saúde e educação é primordial para compreender o seu papel na construção de um espaço emancipador e de promoção do controle social. Este trabalho investigou as diretrizes dos documentos norteadores das políticas públicas da saúde e da educação referentes aos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência. Foi realizada análise de 10 documentos, três da saúde e sete da educação, analisando o objetivo, a clientela alvo e o tipo de atenção dispensada à família. Os resultados mostram: as políticas públicas brasileiras priorizam a atuação “família e comunidade” como pontos importantes da estratégia da educação inclusiva e da promoção da saúde, valorizando a família. Enquanto as diretrizes dos documentos da área da saúde asseguram a ação direcionada às famílias e propõem a reestruturação do sistema de saúde, os documentos da área da educação propõem atendimentos domiciliares, o desenvolvimento de um sistema de serviços voltados para a formação das famílias autogestoras e a formação de grupo de pais. Entretanto, em ambas as áreas, faltam: parâmetros para nortear a atuação das escolas e das instituições de atendimento multiprofissional; subsídios teóricos e empíricos que fundamentem esses trabalhos; e propostas de acompanhamento das ações executadas localmente. A integração de serviços da saúde e da educação, na prática cotidiana dos mais de 5 mil municípios ainda permanece como um grande desafio para a política governamental brasileira, que necessita, sobretudo, otimizar a utilização dos recursos públicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T13:35:49Z No. of bitstreams: 1 Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil.pdf: 190055 bytes, checksum: d754afb253532091f45a499b6c88638a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-07T21:12:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil.pdf: 190055 bytes, checksum: d754afb253532091f45a499b6c88638a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-07T21:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasil.pdf: 190055 bytes, checksum: d754afb253532091f45a499b6c88638a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFamília de criança com deficiênciapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectIntervenção familiarpt_BR
dc.titleDiretrizes políticas dos trabalhos com as famílias de crianças com deficiência no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2015-
Appears in Collections:RTR - Documentos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.