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dc.contributor.authorLeite, Bruno Fernandes-
dc.date.accessioned2016-12-12T18:59:45Z-
dc.date.available2016-12-12T18:59:45Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationLEITE, Bruno Fernandes. A relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêutica. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9874-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa bibliográfica e de campo que visa compreender a relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêutica. Utilizou-se o método dedutivo proposto por Gil (1999) e a pesquisa descritiva conforme Vergara (2000). A pesquisa de campo utilizou-se do instrumento do questionário estruturado com dez perguntas fechadas, aplicado aos setenta médicos da amostra, selecionada por acessibilidade entre os diversos segmentos que atuam em Brasília/DF. Os dados coletados foram analisados e constataram: que a presença do representante nos consultórios médicos ainda é o meio mais eficiente de levar informações científicas; que os médicos aceitam bem a prática da visitação, relacionando a imagem do representante com os medicamentos e a empresa, e, portanto, quando o relacionamento é baseado no trabalho ético e produtivo, gera confiança; que o principal atributo do representante é a facilidade de comunicação; que a prescrição médica pode ser influenciada pela atuação honesta do representante, mas os brindes, amostras e outras ferramentas de marketing não surtem o efeito desejado, já que, no momento de decidir adotar um medicamento para tratar seus pacientes, os médicos se baseiam principalmente na qualidade e tecnologia; que o fator mais decisivo nessa escolha é a comodidade, o baixo índice de efeitos adversos e a qualidade de vida do paciente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-30T20:00:11Z No. of bitstreams: 1 20533275.pdf: 193789 bytes, checksum: 20916ad6924dd00c6ad079c16ee53ad8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T18:59:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20533275.pdf: 193789 bytes, checksum: 20916ad6924dd00c6ad079c16ee53ad8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T18:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20533275.pdf: 193789 bytes, checksum: 20916ad6924dd00c6ad079c16ee53ad8 (MD5) Previous issue date: 2009-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA relevância do marketing de relacionamento para a indústria farmacêuticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2009-12-
dc.identifier.orientadorNascimento, José Antônio R. dopt_BR
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