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dc.contributor.advisorPontes, Henrique José Libânio-
dc.contributor.authorAlmeida, Rafael Gomes de-
dc.date.accessioned2016-12-13T18:29:56Z-
dc.date.available2016-12-13T18:29:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rafael Gomes de. Marketing esportivo. 2005. 97 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9956-
dc.description.abstractEsta monografia apresenta um estudo sobre a importância do marketing esportivo nas organizações e clubes. Faz uma analise dos conceitos do marketing geral até se chegar aos conceitos e ferramentas do marketing esportivo, desde o composto de marketing até o marketing promocional. Este trabalho elaborou um breve histórico dos principais acontecimentos no esporte que culminaram com o surgimento do marketing esportivo. Relata também a grande variedade de receitas que os clubes podem obter utilizando um projeto de marketing esportivo como guia, além das várias formas das empresas promoverem seu produto. Determina os objetivos de empresas que pretendem investir em marketing esportivo, mostrando sua vantagens ao associarem sua imagem ao nome de um clube. Constata que o investimento em marketing esportivo não é uma simples despesa, mas sim um investimento que pode trazer grandes resultados. O marketing esportivo oferece grandes retornos como mídia alternativa e como fortalecedor de marcas e imagem. Demonstra que o investimento em patrocínio esportivo traz uma grande exposição na mídia e é mais vantajoso financeiramente do que investir diretamente em mídia tradicional. Essa monografia analisou os casos já estudados de empresas que investiram no marketing esportivo, comprovando que o marketing esportivo é uma ótima ferramenta para aumentar o lucro das empresas, para fortalecer sua marca e imagem, para obter retorno como mídia alternativa e se necessário, para rejuvenescer sua imagem. Para os clubes, é uma excelente oportunidade de montar equipes fortes, de explorar as várias formas de bilheteria e de melhorarem sua infraestrutura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Barros (camila.barros@uniceub.br) on 2016-08-02T19:02:32Z No. of bitstreams: 1 9971686.pdf: 461151 bytes, checksum: b91d328ed79f477978580b3b604e088f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T18:29:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9971686.pdf: 461151 bytes, checksum: b91d328ed79f477978580b3b604e088f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-13T18:29:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9971686.pdf: 461151 bytes, checksum: b91d328ed79f477978580b3b604e088f (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMarketing esportivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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