Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Kelly-
dc.date.accessioned2016-12-13T23:50:47Z-
dc.date.available2016-12-13T23:50:47Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOUZA, Kelly. Inteligência competitiva como mecanismo de crescimento organizacional: caso Banco do Brasil. 2008. 44 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9982-
dc.description.abstractEste estudo busca apresentar e explicar a inteligência competitiva como mecanismo de crescimento empresarial, a partir de um estudo de caso sobre a organização Banco do Brasil. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que forma a inteligência competitiva pode influenciar no crescimento empresarial estratégico das empresas frente ao mercado. Os objetivos específicos foram: realizar uma pesquisa bibliográfica sobre inteligência competitiva, descrever os seus conceitos, mostrar situações em que a inteligência competitiva foi um diferencial no Banco do Brasil, e por fim demonstrar qual a importância da IC na decisão do BB de ingressar em novos mercados e de criar novos produtos. Nesse contexto, o problema é de que forma a inteligência competitiva pode influenciar no crescimento empresarial estratégico do Banco frente ao mercado. Para isso, o tema foi explorado por meio de referencial teórico que engloba os conceitos de inteligência competitiva, seu histórico, componentes que a complementam, o processo do sistema de inteligência competitiva, entre outros. A pesquisa foi exploratória, sendo que no início foram utilizadas teorias para entender a inteligência competitiva e, ao final, essa base teórica serviu de suporte para o estudo de caso. No estudo de caso, duas entrevistas foram realizadas para verificar a aplicação da inteligência competitiva no Banco do Brasil para só assim analisar o tema na instituição. Com relação à estrutura física do trabalho, ele se divide em seis capítulos: 1.Introdução, 2.Metodologia, 3.Referencial teórico, 4.Estudo de caso, 5.Análise e discussão de dados e 6.Conclusão. Na análise e discussão de dados é feita uma abordagem comparativa entre a teoria e a prática, ou seja, um paralelo entre o que pensam os autores e de que forma a inteligência competitiva é de fato realizada no Banco. Conclui-se, com base na pesquisa realizada, que a inteligência competitiva tem um importante papel nas decisões do Banco do Brasil, sendo um fator de alta relevância para a criação e manutenção de diferenciais mercadológicos para todas as empresas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-20T18:40:33Z No. of bitstreams: 1 20682083.pdf: 254282 bytes, checksum: a76c6f5d6c2fc9147b2f591de1265aca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T23:50:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20682083.pdf: 254282 bytes, checksum: a76c6f5d6c2fc9147b2f591de1265aca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-13T23:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20682083.pdf: 254282 bytes, checksum: a76c6f5d6c2fc9147b2f591de1265aca (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.titleInteligência competitiva como mecanismo de crescimento organizacional: caso Banco do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-
dc.identifier.orientadorMatias, Alano Nogueirapt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20682083.pdf248.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.