Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Daniella Santiago | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T16:23:41Z | - |
dc.date.available | 2019-01-08T16:23:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Daniella Santiago. A visão dos professores sobre o bullying no contexto escolar: uma discussão a partir da gestalt-terapia. 2018. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12764 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo discutir a visão dos professores sobre o bullying entre adolescentes, no contexto escolar. Para tanto, utilizou-se de estudo qualitativo com análise do relato de três professores, valendo-se dos pressupostos teóricos da Gestalt-terapia. A metodologia de análise baseou-se numa adaptação do método fenomenológico proposto por Giorgi (1985). A partir dos resultados foram criadas 10 unidades de sentido: o bullying no entendimento dos professores; a violência em ciclo no bullying; o modelo violento nas escolas; a diferença como marca da prática do bullying; o papel da família no bullying; como lidar com o bullying; as atitudes dos alvos de bullying; compreendendo os autores de bullying; o duplo papel das testemunhas de bullying e o bullying enquanto fenômeno. Percebeu-se que os professores sabem o que é bullying, conseguem identificar a prática dele, bem como os envolvidos e o que fazem dentro da teia que é formada pelo fenômeno, mas sentem dificuldade em saber lidar, em qual momento atuar, como encaminhar o caso e como trabalhar efetivamente para prevenir e combater o bullying dentro das escolas. Compreendeu-se que a partir da visão da Gestalt-terapia, é possível perceber o bullying enquanto fenômeno relacionado às relações humanas, onde o autor da violência, buscando satisfazer suas necessidades, lança mão de ajustes criativos disfuncionais que aniquilam e desrespeitam o outro. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-08T16:23:16Z No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-08T16:23:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-08T16:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestalt-terapia | pt_BR |
dc.title | A visão dos professores sobre o bullying no contexto escolar: uma discussão a partir da gestalt-terapia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Silva, Ilsimara Moraes da | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20905566.pdf | 936.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.