Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Daniella Santiago-
dc.date.accessioned2019-01-08T16:23:41Z-
dc.date.available2019-01-08T16:23:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDRADE, Daniella Santiago. A visão dos professores sobre o bullying no contexto escolar: uma discussão a partir da gestalt-terapia. 2018. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12764-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo discutir a visão dos professores sobre o bullying entre adolescentes, no contexto escolar. Para tanto, utilizou-se de estudo qualitativo com análise do relato de três professores, valendo-se dos pressupostos teóricos da Gestalt-terapia. A metodologia de análise baseou-se numa adaptação do método fenomenológico proposto por Giorgi (1985). A partir dos resultados foram criadas 10 unidades de sentido: o bullying no entendimento dos professores; a violência em ciclo no bullying; o modelo violento nas escolas; a diferença como marca da prática do bullying; o papel da família no bullying; como lidar com o bullying; as atitudes dos alvos de bullying; compreendendo os autores de bullying; o duplo papel das testemunhas de bullying e o bullying enquanto fenômeno. Percebeu-se que os professores sabem o que é bullying, conseguem identificar a prática dele, bem como os envolvidos e o que fazem dentro da teia que é formada pelo fenômeno, mas sentem dificuldade em saber lidar, em qual momento atuar, como encaminhar o caso e como trabalhar efetivamente para prevenir e combater o bullying dentro das escolas. Compreendeu-se que a partir da visão da Gestalt-terapia, é possível perceber o bullying enquanto fenômeno relacionado às relações humanas, onde o autor da violência, buscando satisfazer suas necessidades, lança mão de ajustes criativos disfuncionais que aniquilam e desrespeitam o outro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-08T16:23:16Z No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-08T16:23:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-08T16:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20905566.pdf: 958882 bytes, checksum: 0e77b01f59675bb6e36f3dac3c165deb (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectGestalt-terapiapt_BR
dc.titleA visão dos professores sobre o bullying no contexto escolar: uma discussão a partir da gestalt-terapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorSilva, Ilsimara Moraes dapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20905566.pdf936.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.