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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12773
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Leite, Marina Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T17:09:56Z | - |
dc.date.available | 2019-01-09T17:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Marina Mendonça. Efeito da quantidade e dos tipos de relações treinadas sobre a dependência funcional. 2018. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12773 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito da quantidade de treinos e da quantidade de relações treinadas sobre os operantes verbais não treinados, e qual tipo de segunda relação treinada é mais efetiva, se quando o treino é feito com estímulos verbais escritos ou quando é feito com figuras. A pesquisa foi dividida em três fases experimentais e foi utilizado o delineamento de sujeito único. Os estímulos foram compostos por palavras escritas em alemão (A, A’ e A”), palavras escritas em italiano (B, B’ e B”), palavras escritas em português (C) e figuras (D). Na primeira fase, foram treinadas e testadas as relações AB e BA, respectivamente. Na segunda fase, foram treinadas e testadas as relações A’B’ e B’C, B’A’ e CB’, respectivamente. Na terceira fase, foram treinadas e testadas as relações A”B” e B”D, B”A” e DB”, respectivamente. Foi aplicado um Pós-teste, com as relações A’C, A”C, DA’ e DA”. Os dados foram analisados a partir da contabilização do número de blocos que cada participante necessitou em cada treino, das porcentagens de acerto obtidas nos treinos e nos testes, do padrão de erro e análise de bigramas no Pós-teste. Foi discutido que há indícios de que dois treinos e a segunda relação treinada com figuras têm mais efeito sobre o operante não treinado. Houve efeito da quantidade de relações sobre os operantes não treinados. Houve também dependência funcional na direção falante-ouvinte, mas não foi possível chegar a conclusões precisas sobre haver dependência ou independência funcional na direção ouvinte-falante. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:09:02Z No. of bitstreams: 1 21445819.pdf: 869401 bytes, checksum: bb227a418d31bde2df38300b7abc31ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:09:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21445819.pdf: 869401 bytes, checksum: bb227a418d31bde2df38300b7abc31ec (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relação treinada | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Independência funcional | pt_BR |
dc.title | Efeito da quantidade e dos tipos de relações treinadas sobre a dependência funcional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-12 | - |
dc.identifier.orientador | Medeiros, Carlos Augusto de | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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