Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13087
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Gabriela Leão da-
dc.date.accessioned2019-06-18T14:15:24Z-
dc.date.available2019-06-18T14:15:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Gabriela Leão da. Jogos cooperativos e sua utilização no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13087-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa. Tem como objetivo tratar da inclusão dos jogos cooperativos na disciplina de educação física e abordar o seu lado lúdico. Caberá debater em detalhes como os jogos são empregados e aceitos dentro do ambiente escolar. Objetivo: O presente trabalho busca propor os jogos cooperativos como uma forma de atenuar o individualismo que assola a geração atual que cursa o ensino fundamental. O sintoma preocupante se mostra cada vez mais impactante dentro de uma sociedade globalizada, onde prevalece a tecnologia e a atividade virtual em detrimento do convívio e da educação familiar. Materiais e Métodos: As conclusões foram extraídas a partir de pesquisa bibliográfica, com análise de artigos científicos, revistas e periódicos. As fontes mais relevantes foram obtidas por meio de consulta ao sítio eletrônico Google Acadêmico, publicações no EFDeportes e obras de autores como Silva, Piccolo, Scielo, Vygotsky, Brotto. Revisão da literatura: os jogos cooperativos se apresentam como ferramenta pedagógica enriquecedora, apta a ser aplicada às crianças do ensino fundamental. Foram verificados inúmeros benefícios para os alunos, dentre os quais destacam-se: I) a melhora da interação/convívio social; II) aumento do aproveitamento nas diversas disciplinas ministradas; e III) evolução de outras dinâmicas aplicadas nas aulas de educação física. Considerações Finais: Os benefícios dos jogos cooperativos transcendem o meio escolar. As crianças praticantes tem demonstrado flagrante evolução na relação com os entes familiares. Nota-se uma forte valoração do sentido de coletividade, apoio mutuo e tolerância. Ademais, os estudantes têm se mostrado mais abertos a receber ensinamentos advindos de seus pais. Não bastasse isto, os jogos são evidente instrumento de lazer, o que contribui para o desenvolvimento motor e psíquico das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T12:12:45Z No. of bitstreams: 1 20953704.pdf: 1574924 bytes, checksum: 6ab67fc8e019664e21c426f48d18b759 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-18T14:15:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20953704.pdf: 1574924 bytes, checksum: 6ab67fc8e019664e21c426f48d18b759 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T14:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20953704.pdf: 1574924 bytes, checksum: 6ab67fc8e019664e21c426f48d18b759 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo cooperativopt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectEducação Física na escolapt_BR
dc.titleJogos cooperativos e sua utilização no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20953704.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.