Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nonato, Yago Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T14:18:18Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T14:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NONATO, Yago Fonseca. Educação Física escolar para crianças com Epilepsia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13091 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O preceito da escola inclusiva pressupõe, conceitualmente, uma educação apropriada e de qualidade dada igualmente para todos os alunos nas classes do ensino regular, onde deve ser desenvolvido um trabalho pedagógico que sirva a todos os alunos, indiscriminadamente. Sendo assim, o ensino inclusivo é a prática da inclusão de todos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, a inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais na Escola Regular é algo que deve acontecer, basta enxergá-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi verificar como a inclusão de crianças com epilepsia é adaptada na educação física escolar. Especificamente analisar a relação do adulto epilético com a atividade física e a da adaptação da criança epilética com a aula de educação física. Materiais e Métodos: Pesquisa de nível exploratória e abordagem qualitativa. Revisão de Literatura: A inclusão na escola é algo que deve ser necessária para mostrar a capacidade do indivíduo de realizar suas próprias atividades em comparação a indivíduos ditos como normais. A Epilepsia é alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada outros motivos. A melhora que o exercício físico realiza na saúde é de grande conhecimento, mas os problemas causados pelo exercício físico na pessoa epilética permanecem pouco conhecido. Considerações Finais: Pelos artigos estudados se tentou chegar a uma forma de liga com crianças com epiléticas mas ficou uma lacuna pois a maioria dos artigos são para pessoas adultas com epilepsia. Assim o professor deve realizar uma adaptação para se trabalhar com crianças, pois não existem artigos voltados para crianças epiléticas e a atividade física. Poucos dos estudos que existem falavam sobre epilepsia na infância mas não falava sobre exercício físico na educação física escolar, realizando a adaptação dos trabalhos realizados com adultos e exercício físico para trabalhar na educação física escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T12:28:01Z No. of bitstreams: 1 21258697.pdf: 2234502 bytes, checksum: ab02de8df608d90bbdaaf4bd7855b021 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-18T14:18:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21258697.pdf: 2234502 bytes, checksum: ab02de8df608d90bbdaaf4bd7855b021 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-18T14:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258697.pdf: 2234502 bytes, checksum: ab02de8df608d90bbdaaf4bd7855b021 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Necessidade educativa especial | pt_BR |
dc.subject | Epilepsia | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.title | Educação Física escolar para crianças com Epilepsia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Santos, Tácio Rodrigues da Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258697.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.