Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Matheus de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-06-18T14:25:44Z-
dc.date.available2019-06-18T14:25:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Matheus de Carvalho. A importância da Educação Física para o processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13095-
dc.description.abstractIntrodução: Acredita-se que a Educação Física no Brasil teve sua origem relacionada aos colonos, imigrantes e militares, em diversas partes do país, devido à organização de atividades relacionadas ao exercício físico, buscando o lazer, formação corporal ou a disciplina. A partir da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 tornou-se obrigatória nos currículos escolares assumindo um caráter pedagógico, destacando-se pela sua importância no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades motoras das crianças. Objetivo: Demonstrar a importância da Educação Física no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relevância no desenvolvimento e na formação global da criança. Material e Métodos: A pesquisa, de cunho exploratório foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de artigos em periódicos disponíveis nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e livros didáticos. Buscou-se estudar e compreender os principais conceitos sobre a Educação Física Escolar, desenvolvimento motor e a legislação que tornou a disciplina obrigatória no contexto escolar. Revisão da literatura: A educação física é de suma importância no crescimento da criança e no sucesso do processo ensino-aprendizagem, proporcionando seu desenvolvimento psicomotor, por meio de atividades físicas, levando em consideração seu processo de maturação, onde ocorrem as aquisições cognitivas, orgânicas e relacionais e tem como base três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Considerações Finais: O estudo demonstrou a importância da Educação Física no desenvolvimento psicomotor dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciando a importância do trabalho com a criança, em suas fases de desenvolvimento, visando sua evolução corporal e psicológica, colaborando para sua maturação social, afetiva e motora, contribuindo com sua formação integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T13:07:01Z No. of bitstreams: 1 21419001.pdf: 1751809 bytes, checksum: fdfdade6d4e473d24fa1ae30830dd3be (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-18T14:25:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21419001.pdf: 1751809 bytes, checksum: fdfdade6d4e473d24fa1ae30830dd3be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T14:25:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21419001.pdf: 1751809 bytes, checksum: fdfdade6d4e473d24fa1ae30830dd3be (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.titleA importância da Educação Física para o processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21419001.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.