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dc.contributor.authorSantos, Thays Marques dos-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:34:34Z-
dc.date.available2019-06-19T12:34:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Thays Marques dos. A inclusão de estudantes autistas nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13100-
dc.description.abstractIntrodução: O Autismo é uma síndrome comportamental que necessita ser mais bem compreendida tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área de Saúde e de Educação. No que diz respeito às características físicas e fisiológicas, os autistas possuem algumas diferenças, principalmente no modo de olhar, na fala e em sua dinâmica corporal. Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar de que maneira os estudantes com autismo podem ser incluídos nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão de literatura. Foram consultados documentos oficiais, livros, artigos científicos e monografias. Revisão: A escola torna-se inclusiva à medida que reconhece a diversidade que constitui seus alunos, e responde com eficiência pedagógica a essa diversidade. Para que isso aconteça, é necessário adequar os diferentes elementos curriculares, de tal forma que busquem atender às peculiaridades de todos os alunos. É certo que os autistas, de um modo geral, possuem perturbações de índole cognitiva. A maioria apresenta um deficit no âmbito da aprendizagem, na formação de conceitos e na imaginação. Em observância a essa dificuldade, a Educação Física apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento global dos alunos, tanto em relação à motricidade, quanto em relação aos fatores cognitivos, sociais e afetivos. Com isso, contribui-se para que o aluno autista desenvolva, de forma mais eficiente, suas aptidões sociais, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerações Finais: Observou-se através desse estudo que os profissionais não estão bem preparados para atender os alunos autistas. Faltam conhecimentos sobre o transtorno, informações sobre como agir perante os casos mais graves e, em muitos casos, boa vontade dos profissionais. A realidade é que, na maioria dos casos, os professores e os colegas de classe simplesmente ignoram os alunos autistas, deixando-os de fora das atividades, ou, simplesmente, não os estimulam a participar das aulas. Tais fatos prejudicam, de forma clarividente, o desenvolvimento escolar dos portadores dessa síndrome.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T14:48:07Z No. of bitstreams: 1 21450645.pdf: 1078517 bytes, checksum: 22206fb6e53392b9ace5039d9c892e05 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:34:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450645.pdf: 1078517 bytes, checksum: 22206fb6e53392b9ace5039d9c892e05 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes autistas nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
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