Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Shimiti, Dayane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T12:36:54Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T12:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SHIMITI, Dayane da Silva. Percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão de educandos com deficiência física no Ensino Fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13101 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A escola, como instrumento de educação, deve proporcionar aos alunos com necessidades especiais um ambiente adequado, estável e acessível capaz de proporcionar a eles um bom desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. Esses alunos devem se sentir inseridos nas aulas de forma inclusiva. Objetivo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar a percepção dos professores quanto ao processo de inclusão dos alunos com alguma deficiência física nas aulas de Educação Física Escolar. Material e Métodos: Trata-se de um estudo de caráter transversal, com análise qualitativa, realizado através de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado para professores de Educação Física Escolar, baseado no questionário de Souza e Boato (2009), buscando analisar três aspectos: Questões referentes aos dados sócio pedagógicos; concepções sobre a inclusão de professores e a atitude dos professores quanto à inclusão. Resultados: Observouse que alguns professores já trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Foi possível observar que esses profissionais fazem adaptações das suas aulas para promover a inclusão, e que todos gostariam de trabalhar com esse público, desde que com capacitação e acompanhados de um auxiliar pedagógico. Considerações Finais: Conclui-se que a maioria dos professores está comprometida com o processo de inclusão de alunos com deficiência, buscando encontrar resultados, em parceria com a escola, objetivando oportunizar uma infraestrutura melhor e orientação aos professores que precisam de especialização específica quanto à inclusão, possibilitando aos alunos o seu desenvolvimento integral e harmonioso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:29:06Z No. of bitstreams: 1 21450748.pdf: 2150083 bytes, checksum: d274f545d2002ee042883d48d8974ed8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:36:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450748.pdf: 2150083 bytes, checksum: d274f545d2002ee042883d48d8974ed8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-19T12:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450748.pdf: 2150083 bytes, checksum: d274f545d2002ee042883d48d8974ed8 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Percepção do professor | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Necessidade especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão de educandos com deficiência física no Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450748.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.