Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zica, Israel Santos Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T12:42:06Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T12:42:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ZICA, Israel Santos Meireles. Análise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13102 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento motor é a mudança frequente no nosso ciclo de vida que se inicia desde a infância e vai até a morte. Na perspectiva dessa realidade, a educação física se torna algo importante voltada ao aluno no desenvolvimento dos seus estímulos psicomotores, mostrando assim a importância do profissional de educação física perante a sociedade na formação educacional. Objetivo: avaliar o desempenho motor de alunos de 8 a 14 anos de idade com Síndrome de Down por meio da aplicação do teste ktk, identificando as possíveis dificuldades encontradas por essas crianças durante a aplicação do teste. Material e Métodos: a mostra foi composta por 12 portadores de Síndrome de Down de ambos os sexos, de 08 a 14 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal. Para a avaliação da coordenação motora foi utilizada a bateria KTK (Körperkoordinationstest für Kinder — KTK), desenvolvida por Kiphard e Schilling (1974), constituída por quatro itens: (1) equilíbrio em marcha à retaguarda (ER); (2) saltos laterais (SL); (3) saltos monopedais (SM); e (4) transposição lateral (SL). Resultados: Quando realizado a avaliação da classificação do grupo em (insuficiência na coordenação, perturbações na coordenação), 92% dos participantes apresentaram insuficiência de coordenação motora e 8% encontram-se na classificação de perturbações na coordenação. Conclusão: Os níveis de desempenho motor encontrados no presente estudo mostraram que a maioria dos escolares, independentemente da idade e do sexo, se encontram abaixo da normalidade, o que pode ser justificado pela presença da deficiência e pela falta de atividade física voltada para o desenvolvimento dessas competências motoras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:33:38Z No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-19T12:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desempenho motor | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de down | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title | Análise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Lobo, Hetty | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450749.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.