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dc.contributor.authorZica, Israel Santos Meireles-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:42:06Z-
dc.date.available2019-06-19T12:42:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationZICA, Israel Santos Meireles. Análise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13102-
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento motor é a mudança frequente no nosso ciclo de vida que se inicia desde a infância e vai até a morte. Na perspectiva dessa realidade, a educação física se torna algo importante voltada ao aluno no desenvolvimento dos seus estímulos psicomotores, mostrando assim a importância do profissional de educação física perante a sociedade na formação educacional. Objetivo: avaliar o desempenho motor de alunos de 8 a 14 anos de idade com Síndrome de Down por meio da aplicação do teste ktk, identificando as possíveis dificuldades encontradas por essas crianças durante a aplicação do teste. Material e Métodos: a mostra foi composta por 12 portadores de Síndrome de Down de ambos os sexos, de 08 a 14 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal. Para a avaliação da coordenação motora foi utilizada a bateria KTK (Körperkoordinationstest für Kinder — KTK), desenvolvida por Kiphard e Schilling (1974), constituída por quatro itens: (1) equilíbrio em marcha à retaguarda (ER); (2) saltos laterais (SL); (3) saltos monopedais (SM); e (4) transposição lateral (SL). Resultados: Quando realizado a avaliação da classificação do grupo em (insuficiência na coordenação, perturbações na coordenação), 92% dos participantes apresentaram insuficiência de coordenação motora e 8% encontram-se na classificação de perturbações na coordenação. Conclusão: Os níveis de desempenho motor encontrados no presente estudo mostraram que a maioria dos escolares, independentemente da idade e do sexo, se encontram abaixo da normalidade, o que pode ser justificado pela presença da deficiência e pela falta de atividade física voltada para o desenvolvimento dessas competências motoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:33:38Z No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450749.pdf: 2298443 bytes, checksum: 9c20f87a98bf3e0058d8f5c2f57c2c80 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.subjectSíndrome de downpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho motor de escolares com Síndrome de Down nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorLobo, Hettypt_BR
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