Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Natália Maria Madureira-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:44:14Z-
dc.date.available2019-06-19T12:44:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, Natália Maria Madureira. A inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física escolar no ensino regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13103-
dc.description.abstractIntrodução: Atualmente o mundo ainda vive um momento de muita luta pelos direitos dos grupos menores, excluídos e segregados e por sua inclusão social. Devido às dificuldades qualitativas na interação, comunicação e até mesmo na imaginação, o convívio da criança autista, por meio da inclusão com as outras crianças do ensino regular, no ambiente escolar, é de grande valor, pois estimula o desenvolvimento de suas capacidades interativas impedindo o isolamento do indivíduo. A Educação Física escolar é importante, pois contribui em aspectos relacionados à formação geral como o desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo, visando também o hábito da pratica das atividades físicas como sendo fundamentais para uma vida saudável. Objetivo: contribuir com o processo de inclusão das crianças autistas nas aulas de educação física escolar, buscando meios de conhecimentos sobre os direitos dos autistas e deveres dos professores. Material e Métodos: foram selecionados por meio de pesquisas e buscas eletrônicas, artigos, revistas e livros. Revisão da Literatura: Na escola de ensino regular, inclusiva, a criança autista tem a oportunidade de variar sua vivência habitual, diária, com algo novo proposto pelo professor, na aulas de educação física. No processo de educação do autista há vários desafios para os professores, principalmente no contato inicial dos alunos com a disciplina. Para que o aluno demonstre evolução em seu desenvolvimento é necessário que o professor tenha comprometimento e conhecimento para planejar suas aulas comprometidas com a estimulação desses alunos. Considerações Finais: O presente estudo buscou analisar a elaboração da abordagem pedagógica nas aulas de Educação Física, buscando expandir conhecimentos sobre as diversas formas de inclusão e adaptação de alunos autistas no ensino regular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:37:46Z No. of bitstreams: 1 21450762.pdf: 1121437 bytes, checksum: 5c00fd81a1fe8e4aa95f3a548b757f3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:44:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450762.pdf: 1121437 bytes, checksum: 5c00fd81a1fe8e4aa95f3a548b757f3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450762.pdf: 1121437 bytes, checksum: 5c00fd81a1fe8e4aa95f3a548b757f3f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPolítica de inclusãopt_BR
dc.titleA inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física escolar no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450762.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.