Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:51:54Z-
dc.date.available2019-06-19T12:51:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula dos Santos. Capoeira nos anos iniciais do ensino fundamental: dificuldades de inclusão na matriz curricular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13106-
dc.description.abstractOs professores e gestores escolares precisam ser preparados desde a faculdade para não encontrarem dificuldades para desenvolver a capoeira. Assim, a pesquisa teve como objetivo verificar as dificuldades de inclusão da capoeira na matriz curricular escolar. O estudo, de caráter exploratório foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão da capoeira nas aulas de educação física na escola. Observa-se que a área escolar, no Brasil, passa por diversas mudanças, constantemente. A capoeira está ganhando cada vez mais espaço, porém ainda temos um longo caminho para torná-la parte da matriz curricular nas escolas do nosso país, pois traz muitos benefícios para o desenvolvimento do aluno, além de fazer parte de nossa história. Tem-se discutido as dificuldades da inclusão da capoeira nas escolas como modalidade de ensino, mostrando sua importância não apenas como cultura, de modo que ela seja realmente reconhecida como modalidade pedagógica nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a inclusão da capoeira nas escolas ainda não é uma realidade seguida, da falta de preparação, informação, infraestrutura e indisciplina, tanto para os professores como para os alunos e a escola como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:51:03Z No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:51:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleCapoeira nos anos iniciais do ensino fundamental: dificuldades de inclusão na matriz curricularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21451152.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.