Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13106
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T12:51:54Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T12:51:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paula dos Santos. Capoeira nos anos iniciais do ensino fundamental: dificuldades de inclusão na matriz curricular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13106 | - |
dc.description.abstract | Os professores e gestores escolares precisam ser preparados desde a faculdade para não encontrarem dificuldades para desenvolver a capoeira. Assim, a pesquisa teve como objetivo verificar as dificuldades de inclusão da capoeira na matriz curricular escolar. O estudo, de caráter exploratório foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão da capoeira nas aulas de educação física na escola. Observa-se que a área escolar, no Brasil, passa por diversas mudanças, constantemente. A capoeira está ganhando cada vez mais espaço, porém ainda temos um longo caminho para torná-la parte da matriz curricular nas escolas do nosso país, pois traz muitos benefícios para o desenvolvimento do aluno, além de fazer parte de nossa história. Tem-se discutido as dificuldades da inclusão da capoeira nas escolas como modalidade de ensino, mostrando sua importância não apenas como cultura, de modo que ela seja realmente reconhecida como modalidade pedagógica nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a inclusão da capoeira nas escolas ainda não é uma realidade seguida, da falta de preparação, informação, infraestrutura e indisciplina, tanto para os professores como para os alunos e a escola como um todo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:51:03Z No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:51:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-19T12:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21451152.pdf: 1535541 bytes, checksum: 51549cf7de73cc3d85c8e79adb31ef0c (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Capoeira nos anos iniciais do ensino fundamental: dificuldades de inclusão na matriz curricular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21451152.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.