Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Luan Matheus Batista da-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:59:07Z-
dc.date.available2019-06-19T12:59:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Luan Matheus Batista da. Utilização de recursos didáticos na Educação Física escolar: a perspectiva do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13108-
dc.description.abstractIntrodução: Quando se observa os professores de Educação Física, que trabalham na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e se faz um levantamento identificando quais conteúdos contidos em seus planejamentos, é visto que a maioria estão vinculados as propostas tecnicista de aula, muitas as vezes se preocupando apenas com o rendimento e a performance, e até por isso deixando de lado o princípio da inclusão relatado pelas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de evitar a abordagem de outros meios de ensino da cultura corporal. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a organização e a utilização de recursos didáticos alternativos e menos utilizados na proposta pedagógica de suas aulas. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário com 5 questões semiestruturadas com análise qualitativa. Resultados: Muitos professores estão presos ainda na concepção esportista, utilizando na maioria das vezes, esportes tradicionais como principal meio de ensino da cultura corporal, e pouco se é feito para inovar suas aulas. Muito se deve também a falta de valorização da área e a falta de infraestrutura das escolas. Conclusão: Os professores têm consciência de que o uso de novos recursos, pode atrair a atenção dos alunos, porém muito pouco se é feito para que ocorra mudanças. Há um enorme desinteresse em se buscar novas ideias, muitas vezes pelo comodismo. Conclui-se que o uso da tecnologia junto as aulas de educação física pode ser mais um motivador para os alunos, e foi percebido que muitos professores ainda não acham isso necessário. Alguns comentaram sobre a falta de recursos dentro das escolas que é uma realidade ainda muito vivida principalmente nas escolas públicas, e essa falta de recursos às vezes torna-se desmotivador até mesmo para o próprio professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T17:59:40Z No. of bitstreams: 1 21464483.pdf: 1479352 bytes, checksum: 7a5a5cde9e3db32557853a1adbdd0b39 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21464483.pdf: 1479352 bytes, checksum: 7a5a5cde9e3db32557853a1adbdd0b39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T12:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21464483.pdf: 1479352 bytes, checksum: 7a5a5cde9e3db32557853a1adbdd0b39 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectRecurso alternativopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleUtilização de recursos didáticos na Educação Física escolar: a perspectiva do professorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464483.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.