Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Aline Almeida-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:11:32Z-
dc.date.available2019-06-19T13:11:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGOMES, Aline Almeida. O atletismo como conteúdo da Educação Física escolar do ensino fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13113-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo buscou analisar o conteúdo de atletismo nas aulas de educação física escolar, se ele é aplicado e suas dificuldades de implementação. O atletismo vai além de um simples desporto prático, ele oferece educação, cultura e história aos alunos. Objetivo: Analisar como o Atletismo vem sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II pelos professores da rede privada de ensino do Distrito Federal, compreendendo também quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores para ensiná-lo. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo de nível descritivo com enfoque transversal de coleta de dados. Foi aplicado um questionário de Rezende e Figueiredo (2015), contendo 7 questões fechadas, para 20 professores do Ensino Fundamental II da rede privado do DF. Resultados: O presente estudo verificou que o atletismo não vem sendo aplicado adequadamente nas aulas de educação física escolar nas escolas pesquisadas, trazendo, assim, prejuízo aos alunos. A maioria dos professores pesquisados consideram-se capacitados para ensinar a modalidade em aula, porém eles acreditam que o espaço e materiais não são suficientes para a aplicação da modalidade; e, que os alunos não se interessam pela prática. Há um déficit na aplicação teórica e na construção de um plano de aula que inclua o atletismo como modalidade a ser ensinada. Nota-se que raramente ou nunca há eventos relacionados ao atletismo nas escola, ao contrário de outras modalidades, como futebol, que sempre há. Conclusão: É necessário que os professores conscientizem-se sobre a importância dessa modalidade no desenvolvimento dos discentes, pois, na maioria das vezes, a sua aplicação é negligenciada no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:37:16Z No. of bitstreams: 1 21476139.pdf: 3029567 bytes, checksum: 40bdbe7c46bf2ab7bb60838dd0b702e8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:11:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21476139.pdf: 3029567 bytes, checksum: 40bdbe7c46bf2ab7bb60838dd0b702e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T13:11:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21476139.pdf: 3029567 bytes, checksum: 40bdbe7c46bf2ab7bb60838dd0b702e8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectJogos Olímpicospt_BR
dc.titleO atletismo como conteúdo da Educação Física escolar do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21476139.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.