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dc.contributor.authorSantos, Estéfany dos Reis dos-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:12:08Z-
dc.date.available2019-06-19T13:12:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Estéfany dos Reis dos. Formação do professor de Educação Física para atuar no ensino especial e inclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13114-
dc.description.abstractIntrodução: Em meio às dificuldades que existem para que haja a inclusão nos ambientes escolares e sociais, o professor de educação física exerce um papel fundamental. Esse profissional deve buscar capacitar-se adquirir conhecimentos para promover intervenções pedagógicas que possam diminuir o preconceito e essas barreiras que existem em relação aos estudantes que necessitam de atenção especial. Objetivo: O Objetivo deste estudo foi o de investigar em que medida a formação do professor de educação física contribui para a atuação no ensino especial e inclusivo. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 20 professores de educação física que estão atuando na educação física escolar, há pelo menos um ano, em instituições de ensino públicas de Valparaiso de Goiás, sendo 10 de ensino inclusivo e 10 de ensino especial. Foi aplicado um questionário adaptado de Aguiar e Duarte (2005) para os professores, contendo 14 questões, sendo 10 fechadas e 4 questões abertas. Resultados: A amostra foi dividida em dois grupos, o Grupo 1 foi composto por professores atuantes no ensino especial e o Grupo 2, por professores do ensino inclusivo. Cada grupo foi composto por 10 professores de ambos os sexos e idades variadas entre 22 e 57 anos, onde 85% deles tiveram formação em instituições de ensino privadas e 25% em públicas, e em algum momento de sua formção tiveram contato com informações e conhecimentos para atuar no ensino especial e inclusivo. Considerações Finais: A formação do professor de educação física é extremamente relevante para seu desempenho como profissional atuante no ensino especial e inclusivo, principalmente quando há inovação para que possa adaptar e/ou incluir as aulas para os alunos com deficiencia de forma eficaz e efetiva, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e da autoestima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:43:09Z No. of bitstreams: 1 21476142.pdf: 3670644 bytes, checksum: 257e5fa9a1f999a5cb41b45ddbff6b7e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:12:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21476142.pdf: 3670644 bytes, checksum: 257e5fa9a1f999a5cb41b45ddbff6b7e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T13:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21476142.pdf: 3670644 bytes, checksum: 257e5fa9a1f999a5cb41b45ddbff6b7e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física adaptadapt_BR
dc.subjectEnsino especialpt_BR
dc.subjectEnsino inclusivopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleFormação do professor de Educação Física para atuar no ensino especial e inclusivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
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