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dc.contributor.authorSousa, Lucas Cainã Borges de-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:38:45Z-
dc.date.available2019-06-19T14:38:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Lucas Cainã Borges de. Análise dos jogos escolares brasileiros: um estudo documental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13131-
dc.description.abstractIntrodução: Historicamente, as competições esportivas escolares enquanto políticas públicas, no Brasil, tiveram a sua efetivação no ano de 1969 durante a ditadura empresarial-militar, através da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, onde as competições eram chamadas de "Jogos Estudantis Brasileiros". Os objetivos dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) eram fomentar a prática do esporte escolar pautado nos fins educativos; que possibilitassem a identificação de futuros talentos esportivas na escola Objetivo: mostrar a relevância dos JEB’s no processo de desenvolvimento do esporte no âmbito nacional, evidenciando todas as dimensões sociais do esporte e contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Material e Métodos: este estudo é caracterizado como uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza exploratória. Revisão da literatura: De acordo com os PCN’s, a educação física escolar deverá abordar o conteúdo jogos no ambiente escolar, sendo aplicado nas quatro dimensões do esporte: esporte de educação, ou educacional, esporte de formação, esporte de partipação e esporte de rendimento. Os jogos escolares são uma ótima oportunidade do aluno vivenciar a participação numa competição que preza por valores que vão além da competição. Considerações Finais: Tendo em vista que a próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros será em Brasília/DF, é de suma importância para os alunos do UniCEUB e para os professores da área de educação física escolar, saberem dos benefícios que os JEB’s trazem para o desenvolvimento do esporte no âmbito nacional, promovendo o descobrimento de novos atletas, salientando que os jogos serão realizados nas dimensões, educacional, formação, participação e rendimento, contribuindo assim para o desenvolvimento integral do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-19T13:52:31Z No. of bitstreams: 1 21497475.pdf: 1732569 bytes, checksum: 2a20e5e3138ee0f16091bff6b7ca7543 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T14:38:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21497475.pdf: 1732569 bytes, checksum: 2a20e5e3138ee0f16091bff6b7ca7543 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T14:38:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21497475.pdf: 1732569 bytes, checksum: 2a20e5e3138ee0f16091bff6b7ca7543 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo escolarpt_BR
dc.subjectCompetição escolarpt_BR
dc.subjectEsporte na escolapt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleAnálise dos jogos escolares brasileiros: um estudo documentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
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