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dc.contributor.authorSouza, Rafael Nascimento-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:59:10Z-
dc.date.available2019-06-19T14:59:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Nascimento. Os jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13132-
dc.description.abstractIntrodução: As crianças, na maior parte do tempo, estão correndo, pulando, escalando, em qualquer lugar que estejam. Essas formas de brincadeira são muito comuns quando se trata de crianças, porém os estímulos provenientes das brincadeiras são encarados como bagunça ou desordem. Poucos adultos aturam crianças brincando. Isso porque temos uma cultura onde devemos nos conter, andar devagar, falar baixo e permanecer sentados na maioria do tempo e na maioria dos lugares. Através dos jogos e das brincadeiras podem ser desenvolvidas as capacidades psicomotoras como coordenação motora rudimentar, coordenação motora fina, lateralidade, equilíbrio, estruturação espacial, orientação temporal, ritmo e esquema corporal que serão utilizadas pelo resto da vida. Objetivo: demonstrar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil e as contribuições da ludicidade para a ampliação das capacidades psicomotoras e para o desenvolvimento global. Material e Métodos: este estudo é caracterizado como uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza exploratória. Revisão da literatura: os jogos e brincadeiras podem trazer importantes conhecimentos para as crianças, dadas as situações entre elas e todas as possibilidades de interação e aprendizado. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação infantil é a fase que compreende crianças na idade de 0 a 5 anos e em conjunto com o ensino fundamental e médio formam a educação básica. Nos primeiros anos de vida, a criança começa a ter contato com outras crianças e adultos em ambientes diferentes do familiar, como na escola, por exemplo, onde ocorrem interações que juntamente com ferramentas como as brincadeiras, os jogos, e utilizando também a psicomotricidade, que são poderosas ferramentas, podem aprimorar as experiências individuais da criança, proporcionando seu desenvolvimento integral. Considerações Finais: o professor de Educação Física deve trabalhar o conteúdo lúdico, porque é por meio das experiências obtidas pelas crianças através de brincadeiras e atividades lúdicas, que é a linguagem de mais fácil compreensão para a criança, que a ela entende o seu corpo e aprende a fazer uso do mesmo de forma adequada para que tenha um desenvolvimento global.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-19T14:10:39Z No. of bitstreams: 1 21497765.pdf: 993650 bytes, checksum: 7ec44996d472d101729d439652dffe36 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T14:59:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21497765.pdf: 993650 bytes, checksum: 7ec44996d472d101729d439652dffe36 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleOs jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
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