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dc.contributor.authorBrito, Guilherme de Sá Teles-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:37:07Z-
dc.date.available2019-06-24T18:37:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRITO, Guilherme de Sá Teles. Análise dos níveis de flexibilidade em escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13144-
dc.description.abstractA flexibilidade é um fator bastante importante para se ter uma boa qualidade de vida em termos de aptidão física. Porém, com o decorrer do tempo, é possível perceber que mais jovens vêm se prejudicando e adquirindo problemas posturais, dores ou incapacidade de realizar diversos movimentos. A falta de exercícios, maus hábitos e, por muitas vezes, desinteresse pela prática do alongamento e hábitos saudáveis, tem sido grandes causas da perda de flexibilidade. Outrosim, o objetivo deste estudo foi avaliar baseado no teste sentar e alcançar (banco de Wells) e comparar a flexibilidade de crianças e adolescentes de uma escola. Para a realização deste estudo foram necessários 75 alunos do sexo masculino, sendo 33 crianças (idade entre 7 e 10 anos) e 42 adolescentes (idade entre 11 e 18 anos). Foi necessária a entrega do termo de consentimento livre e esclarecido para os pais, e termo de assentimento para as crianças, juntamente com a ficha de coleta, na qual continha nome, data de nascimento, massa corporal, estatura e as três medidas de coleta. Após a entrega dos termos, e recebimento do parecer da escola, houve o recolhimento dos mesmos assinados, e em seguida foi iniciada a etapa de testes. Com a utilização do banco de Wells da marca Sanny, código BW2005, uma balança de vidro digital da marca Kala, um estadiômetro-compacto, código ES 2040, foram realizados o teste de sentar e alcançar, a aferição da massa corporal e da estatura. Após o recolhimento dos dados e obtenção das médias (6 a 10 anos = 25,05 + 6,63 cm e 11 a 18 anos = 24,47 + 7,15 cm), foi feito a comparação entre os resultados por meio do test t Student para amostras independentes e encontrou-se um p>0,714 demonstrando não haver diferenças entre os grupos. Observa-se que é falha a informação e a prática do alongamento por parte do professor de Educação Física nas aulas práticas, o que torna, ao passar dos anos os níveis de flexibilidade cada vez mais baixos, favorecendo assim, problemas posturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:25:22Z No. of bitstreams: 1 21505850.pdf: 1327632 bytes, checksum: 25b22d29ed797ddee21bdae604a69a46 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:37:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21505850.pdf: 1327632 bytes, checksum: 25b22d29ed797ddee21bdae604a69a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:37:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21505850.pdf: 1327632 bytes, checksum: 25b22d29ed797ddee21bdae604a69a46 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectAlongamentopt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.titleAnálise dos níveis de flexibilidade em escolarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorFarias, Darlan Lopes dept_BR
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