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dc.contributor.authorGambôa, Thainá Chaul Bittencourt-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:39:34Z-
dc.date.available2019-06-24T18:39:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGAMBÔA, Thainá Chaul Bittencourt. Análise das relações de gênero nas aulas de Educação Física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13147-
dc.description.abstractAs desigualdades de gênero estão presentes desde o início da humanidade. A partir do século XVIII, as mulheres passaram a conquistar espaço em diferentes cenários como política e esporte. A participação feminina em esportes vistos como masculinos é limitada, já que exige enfrentamento de obstáculos sociais e culturais enraizados na sociedade. A necessidade desse estudo, surgiu para analisar a percepção dos adolescentes selecionados acerca da inserção feminina no esporte, especificamente, na modalidade de futsal nas aulas de Educação Física escolar. Foi realizada uma pesquisa de caráter transversal exploratória, por meio de um questionário adaptado de Souza (2009) onde foi avaliada a percepção dos adolescentes selecionados acerca da inserção feminina no esporte, especificamente na modalidade futsal nas aulas de Educação Física escolar. A amostra composta por 10 alunos (n = 10), sendo 5 (cinco) do sexo masculino e 5 (cinco) do sexo feminino com idade entre 12 a 16 anos regularmente matriculados em uma escola particular de ensino fundamental e médio. O questionário proposto avaliou que realmente existe uma percepção masculinizada dos alunos entrevistados quanto a participação de meninas durante a prática na modalidade de futsal. Ainda existem barreiras para a prática feminina no futsal. Os principais achados com o questionário aplicado foi o preconceito, desigualdade, discriminação e exclusão. A presença feminina dentro dos esportes determinados como masculinos durante a Educação Física escolar ainda busca a sua afirmação. Por isso, se faz necessário explorar e expressar as dificuldades da concorrência gerada pela relação de gênero.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:52:10Z No. of bitstreams: 1 21553871.pdf: 1000370 bytes, checksum: de072efd341d65bd9fdbde3b1db60b4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:39:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21553871.pdf: 1000370 bytes, checksum: de072efd341d65bd9fdbde3b1db60b4f (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.titleAnálise das relações de gênero nas aulas de Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorLobo, Hettypt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

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