Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gambôa, Thainá Chaul Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:39:34Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T18:39:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GAMBÔA, Thainá Chaul Bittencourt. Análise das relações de gênero nas aulas de Educação Física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13147 | - |
dc.description.abstract | As desigualdades de gênero estão presentes desde o início da humanidade. A partir do século XVIII, as mulheres passaram a conquistar espaço em diferentes cenários como política e esporte. A participação feminina em esportes vistos como masculinos é limitada, já que exige enfrentamento de obstáculos sociais e culturais enraizados na sociedade. A necessidade desse estudo, surgiu para analisar a percepção dos adolescentes selecionados acerca da inserção feminina no esporte, especificamente, na modalidade de futsal nas aulas de Educação Física escolar. Foi realizada uma pesquisa de caráter transversal exploratória, por meio de um questionário adaptado de Souza (2009) onde foi avaliada a percepção dos adolescentes selecionados acerca da inserção feminina no esporte, especificamente na modalidade futsal nas aulas de Educação Física escolar. A amostra composta por 10 alunos (n = 10), sendo 5 (cinco) do sexo masculino e 5 (cinco) do sexo feminino com idade entre 12 a 16 anos regularmente matriculados em uma escola particular de ensino fundamental e médio. O questionário proposto avaliou que realmente existe uma percepção masculinizada dos alunos entrevistados quanto a participação de meninas durante a prática na modalidade de futsal. Ainda existem barreiras para a prática feminina no futsal. Os principais achados com o questionário aplicado foi o preconceito, desigualdade, discriminação e exclusão. A presença feminina dentro dos esportes determinados como masculinos durante a Educação Física escolar ainda busca a sua afirmação. Por isso, se faz necessário explorar e expressar as dificuldades da concorrência gerada pela relação de gênero. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:52:10Z No. of bitstreams: 1 21553871.pdf: 1000370 bytes, checksum: de072efd341d65bd9fdbde3b1db60b4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:39:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21553871.pdf: 1000370 bytes, checksum: de072efd341d65bd9fdbde3b1db60b4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T18:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21553871.pdf: 1000370 bytes, checksum: de072efd341d65bd9fdbde3b1db60b4f (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.title | Análise das relações de gênero nas aulas de Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Lobo, Hetty | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21553871.pdf | 976.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.