Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, Amanda Almeida de-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:43:52Z-
dc.date.available2019-06-24T18:43:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMELO, Amanda Almeida de. Percepção dos alunos do ensino médio sobre a utilização da dança nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13151-
dc.description.abstractIntrodução: A dança traz vários benefícios físicos, sociais, intelectuais e emocionais para o indivíduo que a pratica, além de contribuir para a saúde da mente e do corpo. O ambiente escolar é primordial para se trabalhar com a dança, de modo a aperfeiçoar o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. Objetivo: Levando em consideração a dança em suas múltiplas aplicabilidades nas aulas de educação física, foi realizado um estudo a fim de verificar a percepção de alunos do ensino médio, idade entre 14 a 15 anos. Material e Métodos: A pesquisa efetivada em uma escola privada de Brasília/DF, é, em suma, um estudo transversal de análise qualitativa e quantitativa, a população corresponde a 42 alunos matriculados no 1° e 2° ano do ensino médio que participam das aulas de educação física. Na coleta de dados, questionários estruturados e auto administrados, contendo questões abertas e fechadas, foram aplicados a priori e a posteriori intervenção, isso é, primeiramente sem fazer uso da dança e seguidamente ao fazer uso da mesma nos contextos de aula de educação física. Resultados: Analisando os dados, notou-se que 62% dos alunos aprovaram a “novidade”, consideraram-na uma atividade capaz de proporcionar benefícios para a saúde corporal e emocional por seu caráter dinâmico e divertido. Conclusão: É importante que os docentes de educação física se aterem a um ensino livre de padrões estritamente conteudistas, não restringir o conhecimento dos discentes com práticas corporais preferíveis ao filtro afetivo profissional é extremamente importante para a prática ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T14:51:27Z No. of bitstreams: 1 21555000.pdf: 3481798 bytes, checksum: caa3a920732ec7183d051ce670e66df4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:43:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21555000.pdf: 3481798 bytes, checksum: caa3a920732ec7183d051ce670e66df4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21555000.pdf: 3481798 bytes, checksum: caa3a920732ec7183d051ce670e66df4 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPrática corporalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do ensino médio sobre a utilização da dança nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21555000.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.