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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Dalbosco, Bruna Bordignon | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:47:01Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T18:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | DALBOSCO, Bruna Bordignon. A legislação esportiva e o ensino-aprendizagem do esporte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13153 | - |
dc.description.abstract | O esporte cumpre uma função relevante para uma sociedade saudável e democrática. Além de permitir o desenvolvimento da cultura corporal e da cultura do movimento, pode representar uma alternativa de educação integral, envolvendo a superação de diferenças e a convívio com a diversidade e a tolerância. Para muito além da competitividade própria dos esportes de alto rendimento e do espetáculo esportivo como massificação e consumo, gerando a passividade de expectadores, é possível fazer do esporte uma disciplina pedagógica capaz de gerar ambientes coletivos, a sociabilização, a cultura de valores participativos e solidários. Para tanto é necessário analisar o paradoxo entre uma legislação que propõe princípios como a universalização e a inclusão social pelo esporte, com realidades que mostram-se radicalmente diferenciadas, com segregação econômica, social e uma apartação desigual de condições de acesso e qualidade da prática esportiva. A escola tem um papel fundamental neste cenário e transforma-se num ambiente privilegiado para esse debate. A escola é uma arena democrática onde as contradições sociais aparecem e pode ser devidamente analisadas. O confronto entre a legislação do esporte e a educação física na escola é capaz de revelar as contradições que limitam o alcance de uma prática esportiva plena de cidadania. Este trabalho tem este objetivo de analisar teoricamente os referenciais legais do esporte e cotejá-los com o ambiente escolar, buscando conhecimentos críticos capazes de produzir avanços institucionais, pela legislação, e culturais, pela prática pedagógica e participação da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T17:24:51Z No. of bitstreams: 1 21600444.pdf: 714648 bytes, checksum: d7e8392419f04ee1e7a840e168e08ed6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:47:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21600444.pdf: 714648 bytes, checksum: d7e8392419f04ee1e7a840e168e08ed6 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Legislação de esporte | pt_BR |
dc.title | A legislação esportiva e o ensino-aprendizagem do esporte | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Bóia, Marcelo | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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