Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Sarah Patrícia de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:57:07Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T18:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sarah Patrícia de. A dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161 | - |
dc.description.abstract | Considerada como um dos conteúdos da Educação Física de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a dança é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo. A dança proporciona diversas melhorias tanto nos aspectos cognitivo, sociais e físicos, como por exemplo no desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora, noções espaciais e de lateralidade, criatividade e conhecimento sobre o seu corpo. Assim, o presente estudo teve como objetivo demonstrar, através da literatura, que a dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança. Este trabalho foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos, qualificando-o como um estudo do tipo exploratório. É de suma importância que durante o período escolar a criança vivencie e seja educada através do movimento, onde o principal objetivo é incentivar o seu desenvolvimento motor. A dança além de estimular o desenvolvimento da criança, abre portas a uma infinidade de saberes e atividades onde elas se deparam com movimentos diversos que irão ajudar na construção de conceitos e ideias sobre suas atitudes e sobre o movimento em si. A dança é uma linguagem corporal que proporciona o conhecimento do próprio corpo e suas limitações, possibilita o relacionamento entre as pessoas, estimula a demonstração de sentimentos e emoções e desenvolve capacidades físicas e intelectuais, formando indivíduos conscientes e críticos. Ao concluir este trabalho verifica-se que a dança em sua função educacional, por intermédio da educação física, objetiva não apenas aspectos de estética ou artísticos, mas um desenvolvimento integral da criança, aprimorando seu desenvolvimento físico, cognitivo e motor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T18:05:16Z No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T18:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title | A dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21607193.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.