Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Sarah Patrícia de-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:57:07Z-
dc.date.available2019-06-24T18:57:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sarah Patrícia de. A dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13161-
dc.description.abstractConsiderada como um dos conteúdos da Educação Física de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a dança é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo. A dança proporciona diversas melhorias tanto nos aspectos cognitivo, sociais e físicos, como por exemplo no desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora, noções espaciais e de lateralidade, criatividade e conhecimento sobre o seu corpo. Assim, o presente estudo teve como objetivo demonstrar, através da literatura, que a dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança. Este trabalho foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos, qualificando-o como um estudo do tipo exploratório. É de suma importância que durante o período escolar a criança vivencie e seja educada através do movimento, onde o principal objetivo é incentivar o seu desenvolvimento motor. A dança além de estimular o desenvolvimento da criança, abre portas a uma infinidade de saberes e atividades onde elas se deparam com movimentos diversos que irão ajudar na construção de conceitos e ideias sobre suas atitudes e sobre o movimento em si. A dança é uma linguagem corporal que proporciona o conhecimento do próprio corpo e suas limitações, possibilita o relacionamento entre as pessoas, estimula a demonstração de sentimentos e emoções e desenvolve capacidades físicas e intelectuais, formando indivíduos conscientes e críticos. Ao concluir este trabalho verifica-se que a dança em sua função educacional, por intermédio da educação física, objetiva não apenas aspectos de estética ou artísticos, mas um desenvolvimento integral da criança, aprimorando seu desenvolvimento físico, cognitivo e motor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T18:05:16Z No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21607193.pdf: 1331120 bytes, checksum: 44b7694700aec64a30b96dd50a5d21ca (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleA dança como instrumento para o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21607193.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.