Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Welyton Roberto Santos-
dc.date.accessioned2019-06-24T21:24:47Z-
dc.date.available2019-06-24T21:24:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Welyton Roberto Santos. Capacitação dos professores de Educação Física perante o processo de inclusão dos alunos com deficiência física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13169-
dc.description.abstractIntrodução: O A exclusão das pessoas com deficiências vem ocorrendo desde a sociedade mais antiga até a contemporânea, sendo que, a integração social ocorre quando a pessoa com deficiência se adapta ao ambiente, buscando as oportunidades tendo em vista a reciprocidade da sociedade. Objetivo: O presente estudo visa analisar se os professores de Educação Física Escolar estão capacitados para realizar o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como transversal, com amostra quantitativa e comparativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência, sendo feito com professores de várias escolas de Brasília. A amostra foi composta por 25 professores de Educação Física. Questionário desenvolvido especificamente para este estudo, são questões adaptadas do questionário de Garcia et al (2000). Resultados e discussão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, referente se o professor tem formação extracurricular sobre atividade física adaptada, foi verificado que 64% dos entrevistados responderam que não fizeram cursos extracurriculares. De acordo com os resultados obtidos no presente estudos, 40% dos profissionais de Educação Física, escolar responderam que estão preparados para incluir os alunos com deficiência, porem, 28% percebem que não estão habilitados para atender alunos com deficiência, entretanto, 32% dos participantes admitem que possuam habilidades reduzidas para atender os alunos com deficiência de forma eficaz. Conclusão: O professor de Educação Física capacitado pode ser uma porta de auxílio para os alunos com deficiência, pois ele irá ajudar a desenvolver suas habilidades básicas para que no futuro tenha uma vida sem dificuldades. Portanto, de acordo com o presente estudo para professores de Educação Física, a falta de cursos de capacitação para os educadores favorece para redução das habilidades para atender os alunos com deficiência de forma eficaz, vem trazendo prejuízo para a formação dos professores, que vivenciam nas universidades muito pouco a parte teórica e prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T19:21:41Z No. of bitstreams: 1 21852063.pdf: 1441385 bytes, checksum: dcacd964d763765cc4dd17f7e9d61bfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T21:24:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21852063.pdf: 1441385 bytes, checksum: dcacd964d763765cc4dd17f7e9d61bfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T21:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21852063.pdf: 1441385 bytes, checksum: dcacd964d763765cc4dd17f7e9d61bfe (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectCriança deficientept_BR
dc.titleCapacitação dos professores de Educação Física perante o processo de inclusão dos alunos com deficiência físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorLobo, Hettypt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21852063.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.