Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Vinícius Holanda de-
dc.date.accessioned2019-06-25T18:40:42Z-
dc.date.available2019-06-25T18:40:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vinícius Holanda de. Esportes coletivos na educação física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13175-
dc.description.abstractIntrodução: Os esportes coletivos inseridos nas escolas garantem o acesso dos alunos às modalidades esportivas. Com interesse e a participação dos alunos, eles desenvolvem as competências técnicas, táticas, habilidades corporais, interação social e facilidade para sair de situações problemas. Objetivo: Demonstrar o desenvolvimento de esportes coletivos e as modalidades mais praticadas bem como o papel dos professores e a visão da prática nas aulas de educação física. Material e Métodos: Trata-se de um artigo de revisão de caráter bibliográfico e natureza exploratória. Os materiais utilizados foram artigos científicos publicados em periódicos, utilizando a base de dados Google acadêmico, Scielo. Os artigos que serviram de base foram publicados no período entre 1970 a 2017. As palavraschave utilizadas foram esportes coletivos; educação física escolar; metodologia de ensino dos esportes coletivos. Revisão da Literatura: A utilização de modalidades esportivas coletivas a saber: futsal, basquetebol, handebol e voleibol, como conteúdos nas aulas, dizem respeito a questões práticas e culturalmente aceitas e esperadas pelos alunos, na qual há uma certa pressão sobre os professores quanto a utilização destes nas aulas. Assim o professor de educação física tem a missão de promover o entendimento dos alunos sobre os vários sentidos que os jogos esportivos possam ter ajudado na resolução de conflitos que ocasionalmente estejam a ocorrer na realização das atividades, na compreensão e na alteração de suas regras. Neste sentido, para que haja uma visão favorável da utilização dos esportes coletivos bem como evidenciar seus potenciais benefícios para os alunos, sejam eles físicos ou psicossociais, deve-se atentar para a necessidade de maior alcanço de temáticas discutidas e elaboração de estratégias metodológicas para melhor entendimento por parte dos alunos. Considerações Finais: é possível perceber que os esportes coletivos são de grande importância para o desenvolvimento integral do aluno. Porém, para uma efetiva aprendizagem é necessário que haja abertura para novas modalidades além daquelas convencionalmente praticadas e uma adequação à realidade dos alunos com planejamento participativo, para que se alcance benefícios reais para à formação da cidadania e para a vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-25T12:46:36Z No. of bitstreams: 1 21909905.pdf: 1213673 bytes, checksum: 5c98ee30176ba6c163d79c2806fcf2cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-25T18:40:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21909905.pdf: 1213673 bytes, checksum: 5c98ee30176ba6c163d79c2806fcf2cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T18:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21909905.pdf: 1213673 bytes, checksum: 5c98ee30176ba6c163d79c2806fcf2cd (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsporte coletivopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEsportes coletivos na Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorNascimento, Marcelo Guimarães Boia dopt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21909905.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.