Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Renato Farias-
dc.date.accessioned2019-06-25T18:44:48Z-
dc.date.available2019-06-25T18:44:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Renato Farias. Movimento Hip Hop: Educação Física e a cultura nas escolas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13176-
dc.description.abstractIntrodução: A dança pode ser considerada como uma das mais antigas formas de expressão corporal e artística do ser humano, pois nela se reconhece os mais variados aspectos, a presente pesquisa trata-se do movimento hip hop, que examina a dança como uma área de intervenção para o desenvolvimento integral do aluno na educação física escolar, apontar as contribuições da dança no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e motor na educação física escolar. Objetivo: o estudo teve por objetivo mostrar que a dança urbana Hip Hop pode ser utilizada nas aulas de educação física nas escolas. Materiais e métodos: Este trabalho foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada por mais de 20 artigos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Foram identificados artigos científicos e revistas publicadas em periódicos relevantes, a análise dos dados incluiu publicações produzidas no período de 1996 a 2014. Revisão da literatura: O conteúdo da dança pode contribuir para agregar valores além do ato motor dos movimentos e que poderá ser abordado pelo professor nas aulas. A discussão da educação física está relacionada em como a disciplina irá agregar o aprendizado da dança no ambiente escolar. O conteúdo a ser desenvolvido está baseado em condutas motoras. Em outras situações passa-se a turma um alto conhecimento de ritmos e estilos musicais. Com relação a dança conquistando experiências pedagógicas nas aulas. Os professores podem utilizar a dança para produzir uma interação nas aulas, além disso que os alunos possam compreender sobre a diversidade rítmica existente no Brasil. Considerações finais: O hip hop é uma dança urbana e popular de boa aceitação por adolescentes, contudo os professores têm que estarem dispostos a utilizar esse conteúdo já que o mesmo consta nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-25T13:29:53Z No. of bitstreams: 1 21905005.pdf: 661889 bytes, checksum: 8657c2a3115bb6a7cd87a155c1875b40 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-25T18:44:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21905005.pdf: 661889 bytes, checksum: 8657c2a3115bb6a7cd87a155c1875b40 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T18:44:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21905005.pdf: 661889 bytes, checksum: 8657c2a3115bb6a7cd87a155c1875b40 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleMovimento Hip Hop: Educação Física e a cultura nas escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21905005.pdf646.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.