Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Débora Neves de-
dc.date.accessioned2019-06-25T18:45:20Z-
dc.date.available2019-06-25T18:45:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Débora Neves de. Análise do desenvolvimento motor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13177-
dc.description.abstractO processo de desenvolvimento motor está intimamente ligado ao processo maturacional da criança, a educação física escolar exerce grande influência nessa fase, é necessário um trabalho estruturado e sistematizado do professor para o alcance de desempenho motor adequado. Este estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento motor nos anos iniciais do ensino fundamental de alunos de uma escola pública do Distrito Federal - DF, através do Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). Participaram do estudo 20 crianças, de 06 a 08 anos de idade, ambos os sexos. Foi analisado seis habilidades locomotoras: correr, galopar, saltar com um pé, saltar por cima, salto horizontal, deslocamento lateral e seis habilidades de controle de objetos: rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima, arremessar por baixo. O estudo trata-se de uma pesquisa transversal de caráter descritivo de análise quantitativa e qualitativa dos dados. A partir dos resultados pode ser verificado que uma grande parcela da amostra se encontra com um nível de desenvolvimento motor abaixo do esperado, do total de 20 alunos, apenas 15% atingiram desempenho motor satisfatório, o que pode ser resultado de uma má intervenção por parte dos professores de educação física escolar. Este estudo vem para reforçar a importância da realização de testes para aprimorar a coordenação motora em crianças desde os seus anos iniciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-25T13:37:06Z No. of bitstreams: 1 21904710.pdf: 4095654 bytes, checksum: acc63a2905c5f71afd51c500b18e9b4a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-25T18:45:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21904710.pdf: 4095654 bytes, checksum: acc63a2905c5f71afd51c500b18e9b4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T18:45:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21904710.pdf: 4095654 bytes, checksum: acc63a2905c5f71afd51c500b18e9b4a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectTGMD-2pt_BR
dc.titleAnálise do desenvolvimento motor nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21904710.pdf4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.